Envie seu whats:
(54) 99673-0977


SANANDUVA E REGIÃO

Definida empresa que fará o projeto de pavimentação asfáltica entre Sananduva e CharruaDefinida empresa que fará o projeto de pavimentação asfáltica entre Sananduva e Charrua

Compartilhe:
Publicado em 26/04/2022, Por Irineu Fontanela

A empresa Incorp Consultoria e Assessoria Ltda. venceu a licitação para realizar o projeto de pavimentação asfáltica na ERS-475, entre Sananduva e Charrua. O resultado da tomada de preços (nº 0003/2022) no processo 21/0435-0024745-3 foi divulgado no Diário Oficial do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (25). De acordo com a publicação, o projeto vai custar R$ 430.994,79 (quatrocentos e trinta mil, novecentos e noventa e quatro reais com setenta e nove centavos).

O avanço no processo de pavimentação da rodovia atende as reivindicações do deputado Paparico Bacchi que solicitou prioridade do governo nos investimentos anunciados no programa “Avançar na Logística e Transportes” lançado em 2021.

“Eu tenho 50 anos e desde a minha adolescência ouço falar dessa obra, que é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e proporcionar mais qualidade de vida em toda a região Nordeste. Porém, foi uma lamentável surpresa assumir o mandato em 2019 e saber que não há projeto elaborado para a pavimentação. Ou seja, foram décadas de promessas e ilusões para toda a comunidade da região. O fato impulsionou o intenso trabalho para encontrar os meios para o processo avançar. Hoje, colhemos o resultado positivo na primeira e mais importante etapa: que é a elaboração do projeto. Nossa região ficou muito tempo sem representativa efetiva no parlamento gaúcho e os recursos do governo foram contemplando demandas de outras regiões. Me orgulho em estar mudando essa realidade. Com certeza vamos colher no futuro mais conquistas aos anseios do cidadão”, destacou o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, deputado Paparico Bacchi.

Entenda o caso

A pavimentação asfáltica neste trecho da ERS-475 é uma das principais reivindicações da comunidade regional na área da infraestrutura.

Em setembro de 2020 o governo do estado anunciou, em ato solene no Palácio Piratini, o investimento de R$ 1 milhão de reais na elaboração do projeto – destacando o atendimento à reivindicação do deputado Paparico Bacchi. Após anúncio dos investimentos, alguns entraves surgiram no processo em relação a presença de uma área indígena no trecho da ERS-475 – o que dificulta a emissão de licenças ambientais.

O fato foi superado a partir da sugestão do deputado Paparico Bacchi, apresentada em uma audiência com o diretor Luciano Faustino com transmissão Ao Vivo nas redes sociais do parlamentar. Na ocasião, em julho de 2021, Faustino afirmou que a comunidade regional pode ter a certeza que a pavimentação asfáltica vai ser realizada. “Destaco a importância de representatividade do deputado Paparico Bacchi, incansável na luta por esta demanda, que nos assegurou os recursos necessários para elaboração do projeto. Conhecedor do trecho, quando encontramos as dificuldades técnicas, nos apresentou a solução para celeridade no atendimento da demanda: desmembrar a execução do projeto em dois trechos”, ressaltou Faustino.

O Estado acolheu a sugestão do parlamentar, desmembrando a execução em duas etapas: a primeira será realizada de Sananduva até a ponte que faz divisa com o município de Charrua. Enquanto se executa o primeiro trecho, há tempo hábil para cumprir os critérios técnicos que envolvem a segunda etapa – que fica no segmento da ponte até Charrua – onde está presente a área indígena.

(FOTO: FREEPIK)







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Miguel Paese | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024