Envie seu whats:
(54) 99673-0977


SANANDUVA E REGIÃO

Tapejara - Abertas as comemorações da Semana FarroupilhaTapejara - Abertas as comemorações da Semana Farroupilha

Compartilhe:
Publicado em 14/09/2021, Por Ascom Prefeitura Municipal de Tapejara

A programação alusiva à Semana Farroupilha de Tapejara foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (13), no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, após a entrega da centelha da Chama Crioula, pelos cavaleiros do Grupo Rota das Araucárias, ao prefeito Evanir Wolff (BIG) e à coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Vanderleia Nervo.

Em seu pronunciamento, o prefeito BIG fez menção à história que permeia a cultura gaúcha por conta da Revolução Farroupilha. Além disso, o prefeito aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância das pessoas cultuarem suas tradições. “Precisamos ter orgulho de nossas tradições. Muitas foram as lutas pela busca de nossos ideais, principalmente, os de liberdade. Desse modo, o 20 de setembro não deve ser tratado como apenas um feriado, mas uma data muito importante para os gaúchos. Devemos homenagear todos os antepassados por tudo que fizeram”, comentou BIG ao agradecer o empenho de todo o governo municipal e da comissão organizadora em promover a programação dos Festejos Farroupilha de acordo com todos os protocolos de segurança da Covid-19.

Também presente no evento, o secretário de Educação, Desporto e Cultura, Paulo César Langaro falou sobre o trabalho organizado pelo poder público, juntamente com representantes do CTG Manoel Teixeira e do Grupo Rota das Araucárias, para a realização dos eventos. “A Semana Farroupilha é um momento de continuar lançando a semente da tradição, estimulando e motivando para que, cada vez mais, a nossa tradição cresça e continue sendo representada, principalmente aqui em Tapejara. Nós precisamos agradecer a todos que estão organizando os eventos, que são tão importantes para a nossa cultura.

O vereador Deberton Fracaro, representando o Legislativo Municipal, falou do orgulho pelas tradições gaúchas. “Ser gaúcho é a coisa mais linda que existe. Eu tenho um orgulho enorme de ser gaúcho, mas principalmente de ser tapejarense. Precisamos sempre evidenciar o RS por toda força e garra que este povo conquistou. Como diz a letra do nosso hino: as nossas façanhas servem sim de modelo à toda terra”.

A coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Vanderleia Nervo, também destacou a importância de preservar e homenagear a cultura gaúcha. Da mesma forma, comentou sobre o sentimento que permeia os tradicionalistas em virtude das comemorações da Semana Farroupilha após um conturbado momento vivenciado por conta da pandemia do Coronavírus. “Com certeza, este era um momento muito esperado depois da pandemia e, que, até pouco tempo, não acreditamos que seria realizado. Trata-se de um sentimento único e de esperança de que as coisas estão voltando à normalidade ou ao um novo normal. Esta, sem dúvidas, será uma Semana Farroupilha intensa e de muitas comemorações. Mesmo com todos os protocolos, ela não perderá a essência”, comentou.

A cerimônia prestigiada por integrantes do governo municipal e por representantes de diversas entidades tapejarenses, contou com o lançamento do Programa Valoriza Tapejara, que visa o aumento de arrecadação, educação fiscal e ao aumento do Índice de Participação do Município na arrecadação Estadual, bem como ao fomento e estímulo dos setores produtivos e do comércio local.

(FOTO: ASCOM / PREFEITURA MUNICIPLA DE TAPEJARA)





Podcasts

Ver + ENTREVISTA Suzana Navarini | Setor Epidemiológico
ENTREVISTA Caroline Brezolin | Vereadora de Sananduva
ENTREVISTA Luciana Crestani | Secretária de Educação, Cultura e Desportos