Envie seu whats:
(54) 99673-0977


SANANDUVA E REGIÃO

Tapejara - Secretaria de Saúde promove Dia de Campo do Horto de Plantas MedicinaisTapejara - Secretaria de Saúde promove Dia de Campo do Horto de Plantas Medicinais

Compartilhe:
Publicado em 13/09/2021, Por Ascom Prefeitura Municipal de Tapejara

Na quinta e sexta-feira (09 e 10), a Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou atividades diversas que fizeram parte do Dia de Campo no Horto de Plantas Medicinais de Tapejara.

Durante a programação, os tapejarenses e o público visitante dos municípios de Palmitinho, Vila Lângaro e Quatro Irmãos puderam acompanhar e participar de oficinas com orientações sobre as técnicas de cultivo, formas de utilização e o preparo da tintura da Espinheira Santa.

O vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe) destacou a importância da união das entidades para o fortalecimento e desenvolvimento das políticas públicas e enfatizou que a Administração Municipal almeja tornar o Horto uma referência para outros municípios.

A vereadora Adriana Bueno Artuzi, representando a Câmara de Vereadores, pontuou que o legislativo tapejarense está sempre à disposição para auxiliar projetos que sejam de interesse da comunidade, principalmente quando se trata de questões que estejam ligadas à saúde e à medicina alternativa.

Para o secretário Rangel Antonio A. Maciel o espaço do Horto Medicinal está sendo reaberto depois de muito tempo desativado. A Administração Municipal fará muitas ações para o seu desenvolvimento, integrando e projetando o Horto regionalmente.

O chefe da Emater de Tapejara, Jair Batista do Amaral, mencionou que o Horto é muito importante para a comunidade tapejarense e regional e depende do empenho de todos para que as ações referentes a esse espaço se fortaleçam e possam trazer benefícios à saúde de todos.

Participaram do evento, o secretário da Assistência Social Everton Rovani; o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Cláudio Girardi; os coordenadores da Secretaria da Saúde, a médica Meiruele Pozzer, Rudimar J. Maito e André Moraes; os vereadores tapejarenses Edson Luiz  Dalla Costa e Josemar Stefani; o pároco da Igreja Matriz de Tapejara Carlos Jaroceski; o supervisor  da Emater Regional Milton Rossetto; a extensionista da Emater de Palmitinho Valeria Senger; a Assistente Social de Quatro Irmãos Mariliza Orlandi, além de visitantes dos municípios citados.

O Horto é aberto à comunidade para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, localizado próximo aos Hospital Santo Antônio.

Horto de Plantas Medicinais

O horto foi idealizado e construído através da união de várias entidades, entre elas a Emater de Tapejara, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Agentes Voluntários de Saúde, Sementes de Girassol, Agentes comunitárias de Saúde e de Endemias e Hospital Santo Antônio (HSA), que cedeu este terreno.

Foi inaugurado em maio de 2019. Seu projeto foi desenvolvido pela Emater de Tapejara e teve como objetivo principal criar um espaço terapêutico e de bem estar, tornando-o didático e paisagístico.

(FOTO: ASCOM / PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPEJARA)





Podcasts

Ver + ENTREVISTA Suzana Navarini | Setor Epidemiológico
ENTREVISTA Caroline Brezolin | Vereadora de Sananduva
ENTREVISTA Luciana Crestani | Secretária de Educação, Cultura e Desportos