Envie seu whats:
(54) 99673-0977


SANANDUVA E REGIÃO

Mais de 60 cargas de lixo recolhidas em 15 dias na operação "Dengue Não" em ErechimMais de 60 cargas de lixo recolhidas em 15 dias na operação "Dengue Não" em Erechim

Compartilhe:
Publicado em 04/03/2021, Por Ascom Prefeitura Municipal de Erechim

Defesa Civil, Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e detentos do semiaberto concluíram nesta quarta-feira (3), parte da operação “Dengue Não”. Até a data já foram recolhidas mais de 60 cargas de lixo em cerca de 15 dias. Os locais críticos foram indicados pela Vigilância Sanitária do município.

A equipe também realizou a separação, onde lixos recicláveis foram encaminhados a reciclagem e lixos orgânicos ao aterro sanitário.

Vale ressaltar que esse papel de limpeza em terrenos e pátios privados não compete ao Poder Público, porém nos locais mais críticos as equipes da Prefeitura atuaram de forma intensa, buscando agilizar a limpeza e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de realizar orientações aos moradores de como proceder para que pátios e terrenos se mantenham limpos e possam prevenir a transmissão de doenças. “As pessoas não estão conscientes que esse lixo traz doenças à elas. Presenciamos um caso de estar retirando lixo de um local e um carro parando no lado para descartar objetos”, conta o coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Manica.

 

Fiscalização e multa

Imprescindível reforçar que haverá fiscalização maciça nesses locais. A Prefeitura já orientou os moradores e deverá autuar e multar aqueles que descumprirem as normas e mantiverem seus pátios e terrenos com acúmulo de lixo.

 

Fique atento

É preciso não acumular lixo, muito menos recipientes que possam manter a água parada. Isso é muito importante pois, o que vai realmente garantir a redução dos casos de dengue no município é a eliminação de água parada. Não adianta só aplicar o veneno, fazer mutirões de limpeza se as pessoas não cuidarem e os mosquitos continuarem nascendo. Então, a Defesa Civil pede que cada um seja responsável e faça a sua parte.

Denúncias podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (54) 3520-7007 – Ramal 8413.

(FOTO: ASCOM PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 19 de Abril de 2024
ENTREVISTA Tiago Tomielo | Vereador do Município de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024