A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, foi reconhecida pelo seu trabalho desenvolvido pelo projeto Farmácia Vai à Escola, da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, que visa desenvolver atividades educativas em ambientes escolares sobre o uso racional/apropriado de medicamentos e descarte correto de medicamentos, contribuindo para a conscientização sobre o tema e formando multiplicadores.
Ao todo, foram 792 trabalhos concorrendo, sendo 44 municípios premiados no Estado. A aluna Emilly Festa, de 12 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Vicente de Paula, foi premiada com um desenho que desenvolveu sobre o Uso Racional de Medicamentos.
Nesse ano a assistência farmacêutica de Erechim utilizou como tema interno do projeto "A esperança no futuro merece DOSES de responsabilidade: Unindo gerações pelo USO Racional de medicamentos".
A farmacêutica Alexandra Nava Brezolin, que esteve, com sua equipe, representando o Poder Executivo na premiação explica que, durante o desenvolvimento do projeto é trabalhado de forma lúdica alguns temas importantes em relação ao uso racional de medicamentos.
Os encontros acontecem com alunos do 1º ao 9º ano, divididos de acordo com a série e os temas abordados são: Dose certa para cuidar: Cuidados para não intoxicar, Promoção da Vida: Prevenção da Intoxicação Intencional e Saúde Única: Uso racional de medicamentos e o meio ambiente.
Nas ações nas escolas, os temas são abordados através de vídeos, cartazes e dinâmicas. As crianças e adolescentes que participam podem esclarecer suas dúvidas e também socializar o conhecimento com amigos e familiares.
(FOTO: ASCOM PREFEITURA DE ERECHIM)