Envie seu whats:
(54) 99673-0977


REGIÃO

Com aulas suspensas, menino de Lagoa Vermelha manda áudio à professora e viralizaCom aulas suspensas, menino de Lagoa Vermelha manda áudio à professora e viraliza

Compartilhe:
Publicado em 21/05/2020, Por G1/RS

João Vitor dos Santos, de seis anos, enviou um áudio emocionante para a educadora Benice Matos. Aulas da rede estadual estão suspensas devido à pandemia de coronavírus desde março.

 

Uma mensagem simples e sincera de um menino de seis anos de Lagoa Vermelha, emocionou a professora Benice Ávila Matos e todo mundo que assistiu ao vídeo que circula desde a última semana nas redes sociais. É um depoimento de João Vitor Pereira dos Santos, seu aluno na escola estadual Presidente Kennedy.

“Sem você, professora, eu não consigo aprender bem. A mãe não é igual a você. Você tem as ʽmaniasʼ de ʽprôʼ. A minha mãe não tem. Ela trabalha num restaurante. Ela só tem a ʽmaniaʼ de fazer comida. Desculpe te incomodar agora, só que eu queria falar pra senhora isso.”

Quando recebeu a mensagem, a “prô” Benice se emocionou e resolveu compartilhar o áudio com alguns colegas. Aos poucos, a mensagem foi compartilhada em grupos de Whatsapp e nas redes sociais, o que surpreendeu a educadora.

“Pensei: ʽEu preciso ajudar! Como eu vou fazer? Como vou interagir?ʼ. É um reconhecimento que te valoriza como professora, que te anima a seguir em frente no teu trabalho”, conta a professora.

 

Aulas sem previsão de retorno

As aulas presenciais da rede pública foram suspensas em 19 de março. Desde o começo da interrupção, as escolas fornecem material para que os alunos sigam estudando em casa. Algumas usam plataformas online para abordas os conteúdos, e quase todas contam com os pais no auxílio das tarefas.

Mas isso não teve efeito para João Vitor, estudante do primeiro ano do Ensino Fundamental, que ainda está aprendendo a ler e a escrever. A mãe dele, a cozinheira Elisandra Pereira, não tem “as mania” de ensinar a fazer as tarefas, como diz o próprio menino.

“Eu acho que a professora sabe mesmo ensinar. Eu falei para mãe um dia, que a ʽprofeʼ já era treinada nisso, e a mãe ainda não, né, mãe?”, pergunta João Vitor.

"Ele sabia que a ʽprofeʼ era a peça fundamental naquele momento, mas ele quis também que eu fosse importante”, comenta Elisandra.

Sem previsão de retorno, o desafio de manter a educação em casa e as crianças afastadas do ambiente escolar permanece.

“Eu penso, neste momento, no futuro, porque se ele não conseguir aprender bem, vai ser difícil também nas outras séries”, diz a mãe.

Já o João Vitor tem saudade de outra coisa. “Eu queria dar um abraço! Só de longe, não pode chegar perto! Tem muita coisa pela vida para aprender na escola”, pontua o menino.

A professora também está ansiosa. “Com certeza eu vou ter que rever toda essa matéria, porque a gente tem o dom e tem os métodos, e às vezes o pai e a mãe têm dificuldade”, comenta.

“Esperamos que, em seguida, passe a pandemia e possam voltar às aulas, mas com todo o cuidado”, ressalta a mãe.

 

FOTO: REPRODUÇÃO/RBS TV






Podcasts

Ver + ENTREVISTA Miguel Paese | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024