Envie seu whats:
(54) 99673-0977


REGIÃO

Frigorífico de Tapejara assina termo de ajuste de conduta após funcionários testarem positivo para coronavírusFrigorífico de Tapejara assina termo de ajuste de conduta após funcionários testarem positivo para coronavírus

Compartilhe:
Publicado em 07/05/2020, Por G1/RS

A Agrodanieli Indústria e Comércio assinou, nesta semana, um termo de ajuste de conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para conter a transmissão da Covid-19. A unidade de São Domingos, em Tapejara, paralisou as atividades de abate por dois dias úteis, devido quatro funcionários confirmarem positivo para o coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, Tapejara, onde a empresa tem duas unidades, foram identificados 12 casos confirmados. Em Vila Lângaro, onde há outra unidade, tem um registro.

O termo do MPT implementa medidas que a empresa deve seguir para evitar o contágio entre os trabalhadores. Dentre as 41 diretrizes contidas no documento, a empresa deve viabilizar o isolamento social dos trabalhadores e custear os testes realizados por funcionários relacionados ao diagnóstico de coronavírus.

O descumprimento não justificado de qualquer cláusula pode valer multa de R$ 30 mil a R$ 1 milhão. As medidas são válidas por todo o período em que durar a pandemia de coronavírus.

A empresa organizou uma ação com a Vigilância Sanitária de Tapejara e foram estabelecidas medidas e análises para os trabalhadores.

"Os funcionários foram submetidos à avaliação clínica e neste ato foram afastadas mais de 200 pessoas por terem sintomas compatíveis. Esses trabalhadores foram testados e hoje a empresa tem 25 pessoas confirmadas. Em razão dessa atuação precoce, entendemos que a medida foi muito positiva. Da empresa justamente tentando evitar a entrada de pessoas contaminadas na unidade", diz a procuradora.

Os funcionários afastados são todos da unidade São Domingos.

A Agrodanieli informou que realizou a parada de abate por dois dias, 27 e 28 de abril na unidade industrial de São Domingos, e retornou normalmente as atividades no dia 29.

A empresa afirmou que desde o início da pandemia possuía um plano de contingência e no retorno das atividades realizou a triagem dos funcionários, além da testagem diária que já era implementada.

 

Relembre o caso

O primeiro caso confirmado teria sido de uma colaboradora que trabalhou até o dia 18 de abril. No dia 21, ela procurou atendimento médico na cidade onde mora, Floriano Peixoto, a 45 km de Tapejara, após apresentar sintomas do coronavírus. Ela fez o teste rápido e o resultado foi positivo.

"De imediato identificamos colaboradores que estiveram com ela e afastamos todos eles, para tentar evitar qualquer possibilidade de propagação", afirmou, à época, o gestor da Agrodanieli, Rodrigo Menon.

Os outros casos de funcionários foram confirmados no sábado (25). São dois moradores de Tapejara e um de Getúlio Vargas, que fica a 35 km da cidade. Mais tarde, outros 18 funcionários também foram testados e o diagnóstico foi positivo para Covid-19.

FOTO: AGRODANIELI / DIVULGAÇÃO






Podcasts

Ver + ENTREVISTA Tiago Tomielo | Vereador do Município de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 18 de Abril de 2024