Envie seu whats:
(54) 99673-0977


REGIÃO

Serviço de Hemoterapia: idosos representam 4,98% do total de doadoresServiço de Hemoterapia: idosos representam 4,98% do total de doadores

Compartilhe:
Publicado em 08/07/2019, Por Assessoria de Imprensa HSVP

Doar sangue é um ato nobre e de solidariedade. Qualquer pessoa bem de saúde que tenha entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pode doar. No entanto, o baixo número de doação entre idosos chama a atenção. No Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, do total de doadores, os idosos representam 4,98%.  Esse índice corresponde a um estudo desenvolvido em 2018 por profissionais do serviço e acadêmicas do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). O estudo abrangeu 69.804 doadores, no período de 2011 a 2017, entre 18 e 69 anos, que é a idade permitida pelo serviço. Desse total, 3.481 eram idosos, sendo 2.130 do sexo masculino e 1.350 do sexo feminino. Os doadores jovens representam 95,02% do total.

Esse estudo reforça a hipótese da baixa participação de idosos na doação de sangue e segue a linha de pesquisa da Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA) e o Programa Nacional de Doação Voluntária de Sangue, que, em 2004, traçaram o perfil do doador de sangue brasileiro. Na ocasião, 3.108 pessoas foram entrevistadas e desse total, 0,68% eram idosos acima de 60 anos. Acredita-se que esse cenário seja devido a alguns fatores como incidência de reações adversas da doação de sangue em idosos, a necessidade de ter realizado, no mínimo, uma doação de sangue antes dos 60 anos e pela falta de informação qualificada a respeito do funcionamento da doação de sangue.

O Projeto Doadores do Amanhã, uma parceria entre o Serviço de Hemoterapia e a Comunicação Social do Hospital São Vicente, programa de extensão ComSaúde, da UPF, a Academia Passo-Fundense de Letras, Secretaria Municipal de Educação e Câmara de Vereadores, além das atividades já desenvolvidas com as crianças, está realizando atividades no Creati com intuito de sensibilizar os idosos e seus familiares sobre a doação de sangue. Além disso, está sendo ofertado oficinas de literatura, jornalismo, saúde e artes visuais para os idosos trabalharem e desenvolverem ações e atividades alusivas ao tema.

 






Podcasts

Ver + ENTREVISTA Tiago Tomielo | Vereador do Município de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 18 de Abril de 2024