Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Eduardo Leite toma posse como governador do Rio Grande do SulEduardo Leite toma posse como governador do Rio Grande do Sul

Publicado em 02/01/2019, Por G1/RS

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o vice, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), tomaram posse na tarde desta terça-feira (1º), em cerimônia na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Ele entrou no plenário da casa sob aplausos e, depois de assinar o termo de compromisso e posse, iniciou seu primeiro discurso como governador, por volta das 16h20. Leite discursou em tom conciliador, destacando a superação de diferenças e prometeu esforços para lidar a crise financeira do estado.

"É hora de romper de vez com a polarização inútil, com o confronto vazio, com a ideologização das pautas. Como se cultura fosse de esquerda e eficiência fosse de direita. Não são", disse. Leia o discurso na íntegra abaixo.

Leite também mencionou os esforços necessários para superar a crise financeira do estado, que acumula dívidas e atrasa salários. "De fato a real transformação da situação fiscal do nosso estado só vai se dar por meio de reformas estruturantes que nós vamos consolidar nos primeiros 100 dias, e que serão objetos de profundo diálogo com os demais poderes, o governo federal, a sociedade gaúcha como um todo, o inadiável e insustentável ajuste fiscal somente vai ser possível com o engajamento e o compartilhamento de todos", disse.

Para o primeiro dia de governo, na quarta-feira (2), Leite anunciou uma série de medidas. "Amanhã mesmo, pela manhã, na primeira reunião, vamos assinar uma série de decretos para controlar e reduzir despesas. Um choque inicial de contenção e eficiência", informou.

 

Transmissão do cargo

Eduardo Leite chegou ao Plenário da Assembleia Legislativa com os pais, Rosa Eliana Figueiredo e José Luiz Mourisco Leite. Logo após, ele foi para o Palácio Piratini, onde recebeu o cargo de José Ivo Sartori (MDB).

"Como cidadão, desejo a vossa excelência que resista as pressões pelo bem comum", disse o ex-governador a seu sucessor. "Nossas eventuais diferenças não me impedem de reconhecer seu caráter e sua postura como homem público", retribuiu Eduardo Leite.

Logo após a transmissão do cargo, Leite acompanhou Sartori e a esposa, Maria Helena, até a saída do Palácio Piratini. Ainda na cerimônia, os secretários do governo foram empossados.

Leite foi prefeito de Pelotas, no Sul do estado, e se torna governador aos 33 anos. Ele foi eleito no segundo turno das eleições, por 53,62% dos votos válidos, contra 46,38% do ex-governador José Ivo Sartori (MDB). Os deputados tomam posse em 31 de janeiro.

 

(FOTO: DIVULGAÇÃO/AL RS)




Compartilhar: FACEBOOK

Podcasts

Ver + Programa Passa a Bola Programa dia 20 de Julho
ENTREVISTA Dia do Homem - Dr. José David Kartabil
Programa Passa a Bola Programa dia 13 de Julho