Envie seu whats:
(54) 99673-0977


VARIEDADES

Projeto que cria Rota Turística Campos de Cima da Serra é sancionado no RSProjeto que cria Rota Turística Campos de Cima da Serra é sancionado no RS

Publicado em 22/05/2019, Por G1/RS

Foi sancionado nesta terça-feira (21) o projeto de lei, aprovado por unanimidade, que cria a Rota Turística Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul. Passam a fazer parte do roteiro oficial os municípios de Vacaria, Ipê, Pinhal da Serra, Muitos Capões, São José dos Ausentes, Monte Alegre dos Campos, Esmeralda, Bom Jesus, Campestre da Serra e Cambará do Sul.

A região fica no nordeste gaúcho, na divisa com Santa Catarina. O local é famoso, principalmente, pelos cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Conforme a justificativa do projeto, de autoria do deputado Tiago Simon (MDB), o objetivo da rota é "impulsionar a economia dos municípios e tem como incremento econômico, além do ecoturismo, a produção de frutas como maçã, uva, onde também se destaca a produção de vinhos de altitude".

"A Rota Turística cria uma cadeia entre os municípios, facilita a captação de recursos e ainda ajudará a organizar o trade turístico que existe nesta região, que reúne algumas das mais belas paisagens que resumem a essência serrana do nosso estado", elenca o deputado.

O projeto de lei permite ainda que o poder público firme parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada para apoiar as atividades e os destinos da rota turística.

 

Parques privatizados

Um dos destaques turísticos da região, o Núcleo de Gestão Integrada Aparados da Serra Geral, em Cambará do Sul, será concedido ao setor privado, assim como outros parques do estado. A região compreende o Parque Nacional Aparados da Serra (cânion Itaimbezinho) e o Parque Nacional da Serra Geral (cânion Fortaleza).

A privatização foi anunciada e está sendo encaminhada pelo governo federal. Em visita ao Rio Grande do Sul, em abril de 2019, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, projetou a conclusão do edital de concessão para outubro deste ano.

Segundo o governo gaúcho, o Aparados da Serra recebe, anualmente, cerca de 250 mil visitantes. A expectativa do prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, espera que o número salte para 1 milhão com a concessão.

De acordo com o ministro, operadoras internacionais devem se interessar pela concessão das áreas. A ideia é que o plano implementado sirva de exemplo para todo o país. A meta do governo federal é ampliar o modelo a 20 parques do Brasil até o fim do ano.

(FOTO: DIVULGAÇÃO/PIRATINI)




Compartilhar: FACEBOOK

Podcasts

Ver + ENTREVISTA JCI Sananduva
ENTREVISTA LEO Clube Sananduva
Programa Passa a Bola Programa dia 12 de Outubro