Envie seu whats:
(54) 99673-0977


VARIEDADES

Dia Mundial da Voz: Uso abusivo da voz pode causar nódulosDia Mundial da Voz: Uso abusivo da voz pode causar nódulos

Publicado em 16/04/2019, Por Assessoria de Imprensa CTCAN

A voz é uma das principais identidades do ser humano e também precisa de atenção. O diagnóstico precoce de doenças da voz pode prevenir o câncer de laringe, por exemplo. O Dia Mundial da Voz, celebrado neste dia 16 de abril, chama a atenção justamente para a prevenção dessas doenças. Uma delas são os nódulos vocais, também conhecidos popularmente por calos vocais.

Os nódulos vocais são lesões causadas pelo uso abusivo da voz, normalmente bilateral, atingindo as duas pregas vocais. Nesses casos, a alteração vocal é persistente ou intermitente, piorando sempre que a voz é usada em alta demanda. De acordo com a fonoaudióloga do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Gabriela Decol Mendonça, são lesões fonotraumáticas da laringe. “É um trauma tecidual causado pela vibração das cordas vocais de forma abusiva, que podem produzir um processo inflamatório que evolui para uma lesão, ou pode perpetuar ou piorar a presença de uma lesão já existente”, explica a fonoaudióloga.

As pessoas, especialmente aquelas que utilizam a voz com frequência, devem ficar atentas para a disfonia, que representa qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz. Essa dificuldade pode se manifestar por meio de uma série de alterações: esforço à emissão da voz: dificuldade em manter a voz, cansaço ao falar, variações na frequência habitual, rouquidão, falta de volume e projeção, perda da eficiência vocal e pouca resistência ao falar. “Qualquer desses sintomas podem estar relacionados há problemas emocionais ou lesões orgânicas tais como os nódulos vocais. Sintomas como os citados, não podem permanecer por mais de 15 dias. Por isso, é importante buscar auxílio de um profissional, como o fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista, para identificar o que está causando estas alterações e indicar o melhor tratamento”, observa Gabriela.

Os nódulos vocais são tratados com fonoterapia, nos casos mais raros, em que os nódulos sejam mais persistentes, a cirurgia pode ser indicada pelo médico. O fonoaudiólogo ajudará a planejar este tratamento, com exercícios vocais e respiratórios, com o objetivo de absorver estas lesões, melhorando a qualidade vocal e aprimorando a comunicação a fim de reduzir riscos de novas lesões. “Vale lembrar que, mesmo após serem eliminados, se o indivíduo permanecer com maus hábitos as lesões podem reaparecer ou lesões mais graves podem surgir”, salienta a fonoaudióloga.

 

Sobre o Dia Mundial da Voz

A celebração desta data iniciou no Brasil em 1999. Em 2003, ela ganhou expressão internacional com ações nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Neste ano, a campanha da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia tem como slogan “Seja Amigo da sua Voz!". O objetivo é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.




Compartilhar: FACEBOOK

Podcasts

Ver + ENTREVISTA JCI Sananduva
ENTREVISTA LEO Clube Sananduva
Programa Passa a Bola Programa dia 12 de Outubro