Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Trabalho voluntário | Doando seu tempo e conhecimentoTrabalho voluntário | Doando seu tempo e conhecimento

Compartilhe:
Publicado em 28/08/2020, Por Assessoria de Imprensa UPF

Fazer compras para os vizinhos que não podem sair de casa, ajudar na arrecadação de alimentos para pessoas em vulnerabilidade social, ajudar crianças com seus estudos. A pandemia de coronavírus despertou o lado mais solidário do brasileiro. E muitos passaram a dedicar seu tempo e conhecimento, de forma gratuita, em benefício da comunidade, por meio do trabalho voluntário.

Nos últimos anos, no entanto, o trabalho voluntário não ia tão bem assim. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2019, apenas 6,9 milhões de pessoas no país faziam alguma ação voluntária no ano passado. Isso é 300 mil pessoas a menos do que no ano anterior.

O que pouca gente sabe é que, além dos benefícios de quem recebe a ação, o trabalho voluntário também traz resultados positivos para quem o realiza. De acordo com a professora do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Susana Konig Luz, estudos relatam que o indivíduo que se envolve com trabalho voluntário tem maiores níveis de satisfação com a vida, esperança, gratidão e altruísmo. 

“Atualmente, quando analisamos os motivos que mobilizam os indivíduos a fazerem um trabalho voluntário podemos dar destaque a dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço; e o de cunho social, a tomada de consciência dos problemas e um comprometimento com as causas”, explica.

 

O que define o trabalho voluntário

Para falar de voluntariado primeiro é preciso conhecer o seu significado. Um estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu o voluntariado como “um ato social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos”.

Já as Nações Unidas consideram voluntário o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem-estar social. “Antigamente, o trabalho voluntário era conhecido como ‘qualidade daquele que ingressa nas forças armadas para prestar serviço voluntário, nas épocas e condições previstas por lei’. Podemos citar os médicos e enfermeiros, por exemplo”, lembra Susana.

Entre as motivações que levam as pessoas a se voluntariar, a professora cita a pesquisa de Unger, de 1991, que indica o altruísmo como uma dessas motivações, estando presente, inclusive, em diversos tipos de atividades voluntárias. Esse altruísmo mencionado por Unger mostra que os voluntários se sentiram motivados a doar seu tempo por causa de sua percepção de que outras pessoas na sua comunidade precisavam de sua ajuda na solução de seus problemas.

 

Dia Nacional do Voluntariado

Instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

 

Como começar um trabalho voluntário

Para iniciar um voluntariado, alguns aspectos devem ser levados em conta. A professora Susana lista alguns deles:

- reflita sobre a área em que você quer ser voluntário: não adianta ser voluntário na creche do seu bairro se você não gosta de criança;

- pense no tempo e no comprometimento que você dispõe: no momento em que você se voluntaria, deve ter tempo para as atividades que o trabalho exige;

- combine com a instituição onde for atuar qual será seu papel.

(FOTO: UNSPLASH)





Podcasts

Ver + ENTREVISTA Eleições 2020 | Vereador Eleito Agenor Zanin
ENTREVISTA Eleições 2020 | Vereadora Eleita Morgana Piovezan
ENTREVISTA Maristela Spironello | Diretora Colégio Estadual Sananduva