Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Sananduva divulga linha do tempo de 100 dias de combate ao coronavírusSananduva divulga linha do tempo de 100 dias de combate ao coronavírus

Compartilhe:
Publicado em 22/05/2020, Por Ascom Pref. de Sananduva

Nesta sexta-feira, é marcado como o 100° dia desde que as primeiras ações de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 iniciaram no município.

 

O mundo vive uma realidade singular, de outra temporalidade, onde é preciso reinventar a rotina e redescobrir novas maneiras de enfrentar essa crise sanitária. Na linha de frente os esforços são múltiplos e provém de todas as partes, de todas as áreas, para ultrapassar as incertezas que o novo coronavírus disseminou. Hoje, sexta-feira (22), é o 100° dia desde que as primeiras ações de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 iniciaram em Sananduva. De lá para cá muitas medidas e investimentos foram realizados com o objetivo de proteger a saúde da comunidade sananduvense, sempre baseados em responsabilidade social e orientações das autoridades sanitárias.

Para marcar os 100 dias de enfrentamento da doença que mudou a vida de todos, o Governo Municipal elaborou uma linha do tempo que traz a ordem de eventos importantes em detalhes, promovendo a transparência e atualizando os fatos para o conhecimento dos cidadãos. Confira abaixo todas as ações e esforços realizados até o momento desde o surgimento do novo coronavírus:

13 de fevereiro - Profissionais de saúde do Município, representando o Hospital Beneficente São João e a Vigilância em Saúde, participam de reunião em Passo Fundo para receber orientações da 6ª Coordenadoria Regional sobre as condutas de enfrentamento ao coronavírus.

18 de fevereiro – Mobilização de profissionais da Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Hospital Beneficente São João com o objetivo de preparar equipes para atuar frente à doença.

18 de fevereiro – Inicia a elaboração do Plano de Contingência Municipal do Coronavírus. Participaram representantes da Vigilância em Saúde e do Hospital.

09 de março – 1° suspeito em monitoramento que chegou de viagem do exterior.

14 de março - 04 pessoas em monitoramento, todas chegaram de viagem.

17 de março - Intensificada a divulgação através de material digital e impresso sobre os cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. O objetivo é manter a população bem informada para prevenir as doenças e promover a saúde. O material foi amplamente distribuído no Município.

17 de março – Resultado do primeiro caso suspeito de Sananduva foi negativo para coronavírus.

18 de março - Portaria constitui o Comitê Municipal de Prevenção e Ações de Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19). O objetivo é atender os protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde e conter os avanços da pandemia. Também deverão instruir ações de prevenção e enfrentamento à doença.

18 de março – Membros do Comitê se reúnem para deliberarem sobre ações de enfrentamento ao coronavírus, como limitar o atendimento ao público nos estabelecimentos comerciais e serviços públicos, paralisação do calendário escolar, ampla divulgação das medidas de prevenção, entre outras.

19 de março - O Comitê se reúne para definir novas ações após a publicação do decreto municipal de prevenção ao coronavírus, com a intensificação da fiscalização e monitoramento de casos suspeitos que regressarem ao Município após viagens.

19 de março – Suspensão das aulas nas escolas municipais de ensino fundamental e ensino infantil.

20 de março - Membros de Comitê se reúnem para atualização das ações referentes à prevenção ao coronavírus. Ficou definida a publicação de um novo decreto com determinações para funcionamento das atividades comerciais e de serviços.

22 de março - Reunião do Comitê para avaliação das medidas adotadas e definições de novas ações. Foram apresentadas as estratégias para descentralizar a vacinação da gripe em idosos e a disponibilização de contatos para denúncias e informações sobre o coronavírus.

23 de março – Publicado decreto municipal com medidas complementares para enfrentamento de emergência de saúde pública de importância internacional.

23 de março - Publicado decreto municipal que Declara Estado de Calamidade Pública decorrente do surto epidêmico de coronavírus.

23 de março – Ampliação do horário de atendimento de urgências da Unidade de Saúde Central até às 22 horas.

25 de março - Em parceria com o Hospital Beneficente São João foram criados novos leitos para uso nos casos mais graves da doença. Além da contribuição mensal de R$ 247.500 por mês do Governo do Município de Sananduva ao HBSJ, são mais R$ 47.821,37 para manutenção deste novo espaço de atendimento de saúde para o enfrentamento do coronavírus.

27 de março – Publicado decreto municipal que trata da retomada das atividades nos setores produtivos de maneira gradativa e segura.

27 de março – Equipes de fiscais municipais e vigilância em saúde intensificam a fiscalização das medidas de prevenção à doença.

02 de abril – Publicado decreto municipal que dispõe sobre novas medidas para o enfrentamento do coronavírus. Fica instituído turno único contínuo de seis horas diárias no Serviço Público Municipal, com exceção aos serviços administrativos considerados essenciais.

02 de abril - A equipe do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Sananduva confecciona e distribui máscaras de proteção facial em tecido nas repartições públicas e aos usuários e beneficiários dos serviços e programas ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

05 de abril – 1° caso confirmado para coronavírus em Sananduva.

06 de abril – Prorrogação de vencimentos de tributos municipais (Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Licença de Localização de Estabelecimentos) em virtude da pandemia.

08 de abril - Executivo busca definições com Ministério Público sobre funcionamento do comércio local, atendendo às demandas de empresários locais, em virtude do decreto estadual que restringiu ainda mais a operação de estabelecimentos comerciais.

10 de abril – 2° caso confirmado para coronavírus em Sananduva.

13 de abril – Instalação de posto de pré-triagem do Exército Brasileiro (1ºBCom) ao lado do Hospital Beneficente São João.

13 de abril – Disponibilização gratuita e virtual do robô de triagem para COVID-19, uma ferramenta de apoio à disseminação do vírus.

15 de abril – 3° caso confirmado para coronavírus em Sananduva (teste rápido).

15 de abril – Início do processo de sanitização de diferentes espaços públicos como forma de prevenção ao destruir e inativar micro-organismos como bactérias, vírus e fungos causadores de doenças, como o novo coronavírus.

16 de abril – Expedido novo decreto municipal que acompanha as determinações do Estado quanto ao funcionamento do comércio e a prestação de serviços. Dentre elas, fica determinado o uso obrigatório pelos funcionários de Equipamentos de Proteção Individual - EPIS, tais como máscaras e luvas, e recomendação de uso para clientes.

18 de abril - Decreto municipal com medidas complementares a serem cumpridas pelo comércio local e prestadores de serviços (de acordo com o teor da Portaria nº 270/2020 da Secretaria Estadual de Saúde e ainda cumprindo a requisição oriunda do Ministério Público).

20 de abril – 4° e 5° casos confirmados para coronavírus em Sananduva (sendo 01 teste rápido).

25 de abril – 6° caso confirmado para coronavírus em Sananduva.

27 de abril – Decreto municipal determina o uso de máscaras em todos os espaços públicos, vias públicas, transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, durante o deslocamento de pessoas no âmbito do Município de Sananduva.

30 de abril – Distribuição de máscaras gratuitamente à população sananduvense em situação de vulnerabilidade.

30 de abril – Publicado decreto municipal que determina a condução de atividades funerárias e realização de velórios.

04 de maio – Realizada coletiva de imprensa para tratar das determinações estaduais, medidas preventivas, atual situação do Município quanto ao coronavírus e outros esclarecimentos para a população. Várias autoridades sananduvenses, membros do Comitê de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus, empresários, imprensa local e regional estiveram presentes.

05 de maio – 7° caso confirmado para coronavírus em Sananduva.

06 de maio – Publicado decreto municipal que determina aos estabelecimentos industriais instalados no Município, medidas de prevenção e de controle ao coronavírus.

08 de maio – 8° caso confirmado para coronavírus em Sananduva.

12 de maio - Sananduva adota novo modelo de distanciamento controlado determinado pelo Estado.

15 de maio – Com o apoio do Hospital Beneficente São João, o Governo Municipal apresenta informações estatísticas semanais referentes ao novo coronavírus. O objetivo é dar transparência às informações relacionadas à doença.

18 de maio – Iniciados os trâmites para a abertura de uma nova Farmácia Básica no Bairro São Cristóvão para descentralizar o fluxo de pessoas que se deslocam até a Farmácia Básica do Centro para retirada de medicamentos.

18 de maio - 9° caso confirmado para coronavírus em Sananduva.

20 de maio - Governo Municipal entrega kits de produtos da agricultura familiar para famílias de alunos da rede pública. O objetivo é garantir a alimentação adequada dos estudantes neste período de recolhimento, amenizando os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus e mantendo o necessário isolamento social para combatê-la.

20 de maio - 10° caso confirmado para coronavírus em Sananduva.







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Miguel Paese | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024