Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Governo de Sananduva busca alternativas para flexibilizar a abertura do comércioGoverno de Sananduva busca alternativas para flexibilizar a abertura do comércio

Compartilhe:
Publicado em 04/05/2020, Por Ascom Pref. de Sananduva

Nesta manhã de segunda-feira (04), aconteceu a coletiva de imprensa para tratar das determinações estaduais, medidas preventivas, atual situação do Município quanto ao coronavírus - COVID 19 e outros esclarecimentos para a população. Várias autoridades sananduvenses, membros do Comitê de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus, empresários, imprensa local e regional estiveram presentes.

O prefeito Leomar José Foscarini, vice Loevir Benedetti, promotora de Justiça Claudia Lucia Bonetti, presidente da Câmara de Vereadores Caroline Brezolin, e o presidente da Acisan Jandir Vicenzi explanaram seus posicionamentos e ações principalmente diante do Decreto Estadual que determinou o fechamento do comércio na região. O prefeito iniciou a coletiva contextualizando a situação que estão vivendo todos os municípios da Amunor e Cirenor. Manifestou-se a favor do isolamento controlado sem penalizar o comércio e declarou total apoio a flexibilização da abertura de estabelecimentos. “Sou contra o fechamento do comércio e que somente alguns paguem essa conta. Estamos incansavelmente buscando alternativas para que todos possam trabalhar e também se previr”, confirmou o prefeito. Uma das alternativas apresentadas pelo prefeito seria o funcionamento escalonado de atividades comerciais, industriais e de serviços. Essa proposta do Município já foi encaminhada ao Estado e deve ser reforçada também pelos municípios da Amunor.

O presidente da Acisan, Jandir Vicenzi, destacou que o momento é de união e engajamento de todos na busca de soluções viáveis para que o comércio possa trabalhar. A promotora de Justiça, Claudia Lucia Bonetti, enfatizou a importância da proposta de debate e busca de alternativas técnicas e juridicamente para enfrentar as dificuldades do momento. Também, destacou a hierarquia das leis a serem cumpridas e o bom-senso que todos os cidadãos devem ter. “Participo do Comitê de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus e o debate é intenso, estamos sempre procurando as soluções possíveis diante desta realidade”, explicou a promotora se colocando à disposição para auxiliar dentro das possibilidades legais.

A secretária de Saúde, Karen Raymundi Fincato, apresentou o panorama do Estado e a realidade vivida neste momento pelos 62 municípios da região macro Norte que estão em bandeira vermelha, ou seja, com alto índice de infecção pelo coronavírus. Segundo a secretária, a preocupação é com o agravamento da doença em grupos de comorbidades e a falta de leitos de UTI no Hospital São Vicente, que é referência para os 62 municípios. “Hoje o Estado se baseia na taxa de ocupação de leitos de UTI, no número de infectados e na velocidade de contaminação para definir as normativas. Em Sananduva, trabalhamos intensamente no monitoramento de casos e na prevenção para evitar o contágio da doença e principalmente os óbitos”, esclareceu.

A presidente do Legislativo, Caroline Brezolin, afirmou que os vereadores são a favor da abertura do comércio, mas também falou da preocupação com a disseminação do vírus enquanto profissional da saúde na linha de frente do combate à doença. O vice-prefeito Loevir Benedetti aproveitou a ocasião para declarar que faltou sensibilidade do Governo do Estado para determinar o fechamento do comércio, mas defendeu a saúde e bem-estar de todos.

Após todos os posicionamentos, a imprensa e o público dirigiram suas perguntas e dúvidas às autoridades. O prefeito finalizou frisando o trabalho complexo da fiscalização diante dos repetidos descumprimentos das medidas em alguns locais. Ainda, clamou para a conscientização das pessoas e a importância de seguir com os cuidados individuais (uso de máscara, álcool em gel, respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações). “Estamos buscando alternativas para reverter essa determinação do Estado, mas precisamos da colaboração e compreensão da comunidade para enfrentar esse momento difícil”, encerrou o prefeito.

(FOTO: DIVULGAÇÃO ASCOM)







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Miguel Paese | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024