Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Pesquisa inédita sobre coronavírus começa a ser desenvolvida em nove cidades no RSPesquisa inédita sobre coronavírus começa a ser desenvolvida em nove cidades no RS

Compartilhe:
Publicado em 11/04/2020, Por Assessoria de Imprensa UPF

Uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul vai estimar, com base científica, o percentual da população gaúcha infectada pela Covid-19 e o ritmo de avanço da pandemia no Rio Grande do Sul.

O estudo será desenvolvido a partir de amostragens epidemiológicas sequenciais, e permitirá identificar a prevalência da doença, o contingente de pessoas atingidas pelo novo coronavírus, mas que não apresentam sintomas e projetar incidência de casos mais graves e até o grau de letalidade da doença. Sob a coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) o trabalho da epidemiologia da Covid-19 mobiliza um grupo de especialistas em diversas Instituições de Ensino Superior do RS. 

O município de Passo Fundo integra uma das nove cidades que farão parte do estudo. Na sexta-feira (10), pesquisadores e professores da Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs) e Faculdade Meridional (Imed) participaram de uma formação, no Centro de Eventos da UPF, para iniciar a primeira rodada de aplicação dos testes por amostragem. A partir de sábado, 500 pessoas serão entrevistadas em Passo Fundo.

O professor da UPF, Dr. Kauê Collares, é um dos responsáveis pelo recrutamento de pesquisadores voluntários para o desenvolvimento do estudo, juntamente com os professores Dr. Jeovany Martínez-Mesa (Imed), Dra. Shana Ginar da Silva (Uffs).

"Nossas equipes estarão nas ruas amanhã e domingo, devidamente identificadas. As pessoas serão convidadas a participar da pesquisa em suas próprias residências. Esse é um momento crucial. Por isso, contamos com a colaboração e o engajamento da população passo-fundense para que aceitem integrar esse estudo que será fundamental para traçar estratégias no combate a Covid-19", frisa.

A secretária de Saúde, Carla Gonçalves, destaca que é fundamental a colaboração das pessoas sorteadas para participar do estudo, pois os resultados, além de serem conhecidos na hora, serão uma luz para conduzir as estratégias de enfrentamento e prevenção da disseminação da doença.

Objetivos principais da pesquisa

• Estimar o percentual de pessoas infectadas no RS através de inquéritos epidemiológicos sequenciais

• Conhecer a evolução (velocidade) de propagação do coronavírus

• Identificar o percentual da população que é assintomática (não manifesta sintomas da doença)

• Auxiliar o governo do Estado e demais organismos na definição das estratégias de enfrentamento da pandemia de Covid-19

Vinte e cinco voluntários, entre profissionais e estudantes da área de saúde, serão responsáveis pela realização dos testes rápidos e entrevistas em cada uma das nove cidades que participam do inquérito, sob supervisão do Instituto de Pesquisa e Opinião e da instituição. O teste é seguro para entrevistadores e participantes.

Todos os voluntários recebem treinamento especializado para uso de EPIs, aplicação dos testes, medidas de higienização e cuidados de segurança à saúde.

FOTOS: LEONARDO ANDRIOLI







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 30 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 29 de Abril de 2024
Programa Taliani Bona Gente Programa dia 27 de Abril de 2024