Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

OMS declara pandemia de coronavírusOMS declara pandemia de coronavírus

Compartilhe:
Publicado em 11/03/2020, Por GaúchaZH

Em reunião realizada nesta quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus no mundo.

— Avaliamos que o covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia — afirmou  Tedros Adhanom Ghebreyesus,  diretor-geral  da OMS. — A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse coronavírus. Não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer — acrescentou.

O diretor-geral disse que a organização vem operando no modo de "plena resposta" desde a notificação dos primeiros casos, em janeiro, na China. Trata-se, segundo ele, de uma situação inédita desencadeada por esse tipo de vírus:

– Nunca tínhamos visto uma pandemia causada por um coronavírus. E nunca tínhamos visto, ao mesmo tempo, uma pandemia que pode ser controlada.

Leia também:

• Planos de saúde terão de cobrir exames para novo coronavírus

• Rio Grande do Sul confirma novos casos de coronavírus no Estado

O alarme tem sido soado todos os dias, "alto e claro", nas palavras do dirigente. Todos os países têm sido convocados a agir de forma "urgente e agressiva". Repetindo o que havia dito em pronunciamento anterior, Tedros ressaltou que uma simples observação dos números relacionados ao covid-19 não permitem uma avaliação adequada do panorama global.

– De todos os 118 mil casos de covid-19 registrados em 114 países, mais de 90% deles estão em apenas quatro países, e dois países apresentam epidemias em significativo declínio – afirmou. – Todos os países ainda podem mudar o curso dessa pandemia – acrescentou.

Tedros pediu atenção para a utilização e a interpretação do novo termo:

– Se mal utilizada, a palavra pode provocar medo ou a sensação de que a batalha acabou, levando a sofrimento e mortes desnecessários.

O Brasil tem 35 casos confirmados de coronavírus. A maior parte está em São Paulo (19), seguido de Rio de Janeiro (8), Rio Grande do Sul (2), Bahia (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1) e Distrito Federal (1). O primeiro caso de coronavírus em Porto Alegre foi confirmado no final da manhã desta quarta-feira (11), um dia depois de a Secretaria Estadual da Saúde anunciar a primeira infecção do Rio Grande do Sul, em um morador de Campo Bom.





Podcasts

Ver + ENTREVISTA Karen Fincatto | Secretária Municipal da Saúde
ENTREVISTA Karen Fincatto | Secretária Municipal da Saúde
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 05 de Maio