Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Governador assina medidas para ampliar oferta de voos regionaisGovernador assina medidas para ampliar oferta de voos regionais

Compartilhe:
Publicado em 04/07/2019, Por Secom

A partir da assinatura de dois decretos ontem, quarta-feira (3) pelo governador Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul deverá ter, pelo menos, o dobro do número de rotas de voos comerciais regionais. As medidas alteram o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). Uma flexibiliza as formas de operação pelas companhias aéreas e a outra reduz a alíquota sobre o combustível das aeronaves.

O incentivo à aviação regional, encurtando as distâncias do interior gaúcho com a capital e outros Estados, faz parte da agenda de desenvolvimento proposta pelo governo.

Criado em 2015, o PDAR-RS resultou em seis rotas:

- Porto Alegre–Uruguaiana

- Porto Alegre–Santo Ângelo

- Porto Alegre–Santa Maria

- Porto Alegre–Pelotas

- Campinas (SP)–Passo Fundo

- Campinas (SP)–Caxias do Sul

A partir de um dos decretos assinado nesta quarta-feira, as companhias aéreas que aderirem ao programa poderão exercer as atividades por meio de contratos comerciais com terceiros. A autorização só será concedida a quem mantiver voos regulares em, pelo menos, quatro aeroportos.

De início, essa mudança na legislação já viabilizará seis novas rotas, todas entre a capital gaúcha e as cidades de Passo Fundo, Rio Grande, Bagé, Santa Rosa, São Borja e Santana do Livramento.

Atualmente, a Azul Linhas Aéreas integra o PDAR-RS, operando seis rotas regionais, com aeronaves de, pelo menos, 70 lugares. As rotas em operação são as seguintes:

- Porto Alegre–Santa Maria

- Porto Alegre–Uruguaiana

- Porto Alegre–Pelotas

- Porto Alegre–Santo Ângelo

- Caxias do Sul–Campinas (SP) (120 lugares)

- Passo Fundo–Campinas (SP) (120 lugares)

Com as duas principais alterações no PDAR-RS (menor alíquota sobre o combustível de aeronaves e possibilidade de terceirizar a operação dos voos), a Gol Linhas Aéreas deverá oferecer seis novos voos regionais, com capacidade para nove passageiros cada, contratando a Two Flex para a operação dos voos.

As novas rotas, em fase de conclusão devem ser as seguintes:

- Porto Alegre–Rio Grande

- Porto Alegre–Bagé

- Porto Alegre–Santana do Livramento

- Porto Alegre–São Borja

- Porto Alegre–Santa Rosa

- Porto Alegre–Passo Fundo

Outras companhias que tiverem interesse e atenderem os requisitos exigidos pela legislação também podem protocolar pedidos para operar no RS.

 

(FOTO: GUSTAVO MANSUR/ PALÁCIO PIRATINI)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 25 de Abril de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 24 de Abril de 2024
ENTREVISTA Gerentes Cresol Agência de Sananduva