Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Casos de violência contra idosos crescem 43% em três anos no RSCasos de violência contra idosos crescem 43% em três anos no RS

Compartilhe:
Publicado em 16/06/2019, Por G1/RS

No Dia Nacional de Combate à Violência ao Idoso, comemorado no dia 15 de junho, um estudo do governo do Rio Grande do Sul indica um alerta: as notificações de violência contra quem tem mais de 65 anos cresceram 43% em três anos. A cada quatro horas, um idoso é vítima de negligência, abandono e até mesmo tortura.

"A gente encontra pessoas muito vulneráveis, realmente bastante fragilizadas e que, muitas vezes, não conseguem chegar até o órgão policial", diz a delegada Tatiana Bastos.

Os dados reunidos pela Secretaria estadual da Saúde são de notificações do Sistema Único de Saúde. Em 2018, foram mais de 2 mil notificações de médicos e funcionários da saúde alertando sobre vítimas de violências psicológica, financeira, abandono e, a mais comum, agressão física.

Também de acordo com o estudo, é na própria casa dos idosos que esses casos costumam acontecer. E os filhos das vítimas são apontados como os principais agressores. Para especialistas, é uma epidemia silenciosa que avança com o crescimento da população com mais de 60 anos.

"O envelhecimento, ele é um fenômeno novo. Nós anida estamos descobrindo, afinal de contas, quais as consequências que esse envelhecer traz", comenta a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Jussara Rauth.

Jussara diz que a cada dia recebe denúncias de idosos abandonados, sendo extorquido por familiares.

"Quando nós dizemos que o maior número de agressores são os próprios filhos ou filhas dessas pessoas idosas, é muito difícil a gente denunciar, a gente reconhecer que aquela criatura, aquele serzinho que a gente criou com todo o amor e carinho, enfim, tenha coragem de bater, tenha coragem de xingar, tenha coragem de deixar sem medicamentos, sem alimento", acrescenta.

Para que haja um basta às agressões que acontecem silenciosamente dentro de casa, é preciso denunciar. O Disque 100 é uma das maneiras de acionar a rede pública de atendimento e polícia.

(FOTO: REPRODUÇÃO RBS/TV)







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Boletim Tira Dúvidas Cartões | Sicredi Altos da Serra
ENTREVISTA Ricardo Basso | UNIFAEL Polo Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 23 de Abril de 2024