Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Golpe do falso leilão para venda de carros pela internet causa prejuízos a usuários no RSGolpe do falso leilão para venda de carros pela internet causa prejuízos a usuários no RS

Compartilhe:
Publicado em 14/06/2019, Por G1/RS

Mais um golpe causa prejuízos no Rio Grande do Sul. Desta vez, trata-se do falso leilão de carros pela internet. Os ganhadores pagam valores mais acessíveis se comparados aos de mercado, mas após o depósito, não recebem o veículo.

Um dentista que foi vítima e prefere ter a identidade preservada conta que procurou o leilão por indicação de um amigo, com o objetivo de presentear a filha com um carro. Após fazer uma busca na internet, encontrou em um site o que procurava.

"Falava em Receita Federal, a gente acha que é uma coisa idônea, perfeita. Eu comecei a vistoriar os carros e acabei gostando de um carro, e fiz o lance final. Ganhei o leilão e, duas horas depois, me ligaram dizendo o que eu deveria fazer, depositar o valor e tal", conta.

Para a compra dos veículos, é dado um lance mínimo. Quem ofertar mais, dentro de um determinado prazo, tem o direito de adquirir o bem. Ao dar o lance vencedor do leilão, o dentista pensava ter feito um excelente negócio: pagou por uma caminhonete três vezes menos do que o valor de mercado. Na verdade, ele havia caído num golpe.

"O valor de mercado era R$ 137 mil, da Fipe, e o valor que eu paguei foi de R$ 46.275. Fiz o depósito, e esse carro nunca mais apareceu. Eu fiquei com muita vergonha de ter entrado numa história dessas", conta o dentista.

O site é bem feito e tem até telefone de contato, mas se o interessado checar o endereço, vai ver que no local não existe a sede da empresa de leilões. No terreno, funciona um armazém que está à venda no distrito industrial de Curitiba. Foi a esposa do dentista que descobriu a fraude.

A Receita Federal diz que não autoriza sites a leiloarem carros usando o nome do órgão.

"Nós sempre vamos alertar o contribuinte: compras em leilões oferecidos pela Receita é no site oficial da Receita", esclarece o superintendente adjunto da receita federal Ademir Gomes de Oliveira.

Bandidos usam leilões oficiais como fachada porque, neste tipo de compra, é comum os bens serem negociados por valores abaixo do mercado. Por isso, não desperta suspeita por parte dos usuários.

A polícia diz que é difícil conseguir o dinheiro de volta e identificar os bandidos. "Geralmente, esses dados usados são dados falsos ou de laranjas, o que dificulta um pouco a identificação da autoria", justifica o delegado da Polícia Civil André Anicet.

Para evitar cair no golpe, é preciso desconfiar de ofertas tentadoras, pesquisar se existem reclamações na internet contra a empresa de leilão e vistoriar pessoalmente o carro a ser comprado.

"A lição foi essa, perdi, mas espero que outros não percam com isso, que tenham a sensibilidade que eu não tive, da pesquisa", diz o dentista.

 

Dicas da Polícia Civil para não cair no golpe:

• Desconfiar de ofertas tentadoras;

• Pesquisar reclamações na internet;

• Vistoriar o carro antes da compra.

(FOTO: REPRODUÇÃO)







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Gerentes Cresol Agência de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 24 de Abril de 2024
ENTREVISTA Falando sobre Saúde