A semana de 01 a 05 de setembro contará com 18 frentes de trabalho em rodovias administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). As equipes estarão mobilizadas em diferentes regiões do Estado, com serviços que vão desde construção de acessos e interseções até manutenção asfáltica, pintura, sinalização e conservação.
Durante a execução das obras, podem ocorrer bloqueios de faixas, ocasionando lentidão ou retenções sinalizadas, especialmente em horários de maior movimento. A EGR orienta os motoristas a redobrarem a atenção, respeitarem a sinalização e manterem os limites de velocidade nos trechos em intervenção. A programação pode ser alterada conforme as condições do tempo.
Para o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a execução do cronograma é essencial para garantir a qualidade da malha viária e a segurança dos usuários. “Cada frente de trabalho é planejada para atender às demandas regionais e melhorar o dia a dia de quem circula pelas estradas.”, destacou Vanacôr.
No Vale do Taquari, a RSC-453 terá obras de construção de acesso em Estrela, além de serviços de conservação entre Mato Leitão e Lajeado. Em Westfália, seguem as manutenções asfálticas nos quilômetros 60 e 67.
Na Serra Gaúcha, a ERS-129, em Muçum, segue a obra de construção de uma nova interseção, enquanto a ERS-235 e a ERS-020, em São Francisco de Paula, passam por manutenção asfáltica. A ERS-115 também terá serviços em Igrejinha, no km 13, além de pintura e sinalização no trecho entre Igrejinha e Gramado.
No Vale do Sinos, a ERS-239 terá manutenção asfáltica entre Campo Bom e Sapiranga, além de frentes de conservação nos trechos entre Sapiranga e Araricá e entre Parobé e Taquara.
Na Região Metropolitana, a ERS-040 contará com frentes de manutenção no trecho entre os km 40 e 43, em Viamão, além de pintura e sinalização entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal e conservação entre os km 80 e 90.
CONFIRA A RELAÇÃO COMPLETA DAS FRENTES DE TRABALHO, OS TRECHOS E MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS:
CONSTRUÇÃO DE INTERSEÇÃO:
ERS-129 – Km 83 – Em Muçum
CONSTRUÇÃO DE ACESSO:
RSC-453 – Km 40,5 – Em Estrela
MANUTENÇÃO ASFÁLTICA:
ERS-115 – Km 13 – Em Igrejinha
ERS-235 – Km 58 – Em São Francisco de Paula
ERS-020 – Km 93 ao 95 – Em São Francisco de Paula
ERS-040 – Km 40 ao 43 – Em Viamão
ERS-453 - Km 60 e 67 - Em Westfália
ERS-239 - Km 24 ao 28 - Entre Campo Bom e Sapiranga
PINTURA E SINALIZAÇÃO:
ERS-115 – Km 14 ao 41 – Entre Igrejinha e Gramado
ERS-040 – Km 74 ao 94 – Entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal
ERS-020 – Km 71 ao 93 – Entre Três Coroas e São Francisco de Paula
CONSERVAÇÃO (roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda):
ERS-020 – Km 75 ao 95 – Entre Três Coroas e São Francisco de Paula
RSC-453 – Km 15 ao 29 – Entre Mato Leitão e Lajeado
ERS-129 – Km 90 ao 126 – Entre Muçum e Guaporé
ERS-239 – Km 25 ao 38 e Km 47 ao 51 – Entre Sapiranga e Araricá, e entre Parobé e Taquara
ERS-115 – Km 0 ao 24 – Entre Taquara e Três Coroas
ERS-040 – Km 80 ao 90 – Entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal
ERS-135 – Km 13 ao 45 – Entre Coxilha e Estação
Fonte: Assessoria de Imprensa EGR
Foto: Rafael Bento / Ascom EGR