Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

34ª FECARS, promovida pelo MTG, reuniu milhares de participantes em quatro dias de celebração e competição34ª FECARS, promovida pelo MTG, reuniu milhares de participantes em quatro dias de celebração e competição

Compartilhe:
Publicado em 25/03/2024, Por PlayPress Assessoria e Conteúdo

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em conjunto com a 12ª Região Tradicionalista e a Fundação Cultural Gaúcha, encerrou neste domingo (24/03) a 34ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) em Esteio. Realizada de 20 a 24 de março de 2024, a FECARS foi uma mostra da cultura campeira, e contou com representantes de 30 Regiões Tradicionalistas em uma variedade de competições e atividades culturais.

"Este é um evento que não apenas preserva nossa cultura, mas fortalece nossos laços com o povo", destacou a presidente do MTG,Ilva Goulart.

Durante os quatro dias de evento, mais de 2 mil competidores participaram de diversas modalidades, incluindo prova de rédeas, tiro de laço, gineteada e vaca parada. O público estimado durante todo o encontro foi de 30 mil pessoas, em uma realização que foi inédita no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Além das competições, o evento também abrigou o Seminário de Cultura Campeira, organizado pelos Peões do RS, que neste ano teve como tema "Heranças de tropas e trempes", destacando a importância da gastronomia tropeira e carreteira na cultura gaúcha.

Durante o sábado aconteceram as provas finais nas modalidades Laço Rapaz até Laço Seleção Equipe, com cada modalidade permitindo duas armadas. Destacaram-se, entre as provas, Laço Piá, Laço Menina, Laço Guri e Laço Guria, que permitem a inclusão de participantes de diferentes faixas etárias e gêneros. Também foram realizadas as últimas voltas das modalidades e as finais individuais, além da classificatória da Vaca Parada, categoria voltada ao público infantil. 

No domingo a programação contou com as provas finais das mais importantes categorias. Durante a manhã ocorreram as provas finais de duplas e trios, Laço Seleção Equipe com 10 participantes (1 armada). Também as provas individuais por equipes e o Braço de Ouro da 32a FECARS. As provas de Truco foram disputadas no sábado com etapas classificatórias e finais no domingo.

Para mais informações sobre a FECARS e outras atividades do MTG, visite o site oficial em www.mtg.org.br. 

Sobre o MTG

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.

(FOTO: ARQUIVO RÁDIO SANANDUVA)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 24 de Maio de 2024
ENTREVISTA Francisco Rodrigues Batista | Presidente AGS
ENTREVISTA Antonio Weirich | 45 Anos Rádio Sananduva Ltda