Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Inteligência artificial revoluciona a prática médica: XVI Congresso Gaúcho destaca avanços na PediatriaInteligência artificial revoluciona a prática médica: XVI Congresso Gaúcho destaca avanços na Pediatria

Compartilhe:
Publicado em 07/03/2024, Por PlayPress Assessoria e Conteúdo

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) anuncia uma miniconferência imperdível sobre inteligência artificial no consultório, como parte do XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. O evento acontecerá de 4 a 6 de abril no Centro de Convenções Barra Shopping em Porto Alegre, e a discussão sobre inteligência artificial terá início às 17h45min do primeiro dia de programação.

"A inteligência artificial está revolucionando a medicina e oferece um enorme potencial para melhorar o atendimento pediátrico. Esta atividade oferecerá uma visão única sobre como a inteligência artificial está moldando o futuro da prática médica, proporcionando benefícios significativos para pacientes e profissionais de saúde", destaca o presidente do VI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, Marcelo Porto.

A inteligência artificial (IA) tem um impacto significativo, na prática da pediatria, oferecendo várias oportunidades para melhorar o diagnóstico, o tratamento e o cuidado com as crianças. Uma área em que a IA tem sido particularmente útil é na interpretação de imagens médicas, como radiografias, ressonâncias magnéticas e ultrassonografias. Por exemplo, algoritmos de IA podem auxiliar os pediatras na detecção precoce de doenças ou condições médicas com base em padrões identificados em imagens médicas, aumentando a precisão do diagnóstico e possibilitando intervenções mais rápidas e eficazes.

Além disso, a IA também é utilizada para prever o risco de certas condições de saúde em crianças com base em dados clínicos e demográficos. Por exemplo, modelos de IA podem analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões e fatores de risco associados a condições como asma, diabete infantil e transtornos do desenvolvimento, ajudando os pediatras a personalizar o plano de tratamento e monitoramento para cada paciente.

Outra aplicação importante da IA na pediatria é a melhoria dos sistemas de triagem e encaminhamento. Por meio de algoritmos de IA, é possível identificar pacientes com maior necessidade de atenção médica urgente, permitindo uma alocação mais eficiente de recursos e reduzindo o tempo de espera para atendimento em emergências pediátricas.

Para mais informações sobre o congresso e a participação, acesse o site www.gauchopediatria.com.br 

Sobre a Sociedade de Pediatria do RS

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.

(FOTO: ARQUIVO RÁDIO SANANDUVA)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 24 de Maio de 2024
ENTREVISTA Francisco Rodrigues Batista | Presidente AGS
ENTREVISTA Antonio Weirich | 45 Anos Rádio Sananduva Ltda