Envie seu whats:
(54) 99673-0977


MUNDO

Espanha prepara sistema para tratar Covid como uma gripeEspanha prepara sistema para tratar Covid como uma gripe

Compartilhe:
Publicado em 13/01/2022, Por ISTOÉ

A Espanha está preparando um novo sistema de vigilância para a Covid-19 que tem como objetivo tratar a Covid de uma forma mais parecida com a gripe, sem contar todos os casos diários.

“A taxa de mortalidade dos casos de Covid-19 já não é semelhante à da primeira oonda, que era de cerca de 13%. Está agora perto de 1%. Portanto, temos de avaliar a doença com parâmetros diferentes“, disse o presidente do governo espanhol, Pedro Sanchéz, em declarações citadas pelo El País.

A ideia é criar uma amostra estatisticamente significativa distribuída em pontos-chave, como é feito com relatórios de forma a calcular como a doença está se propagando, do ponto mais suave ou mais grave, mas sem recorrer à contagem exaustiva como tem sido feito até aqui.

“Agora, dada a enorme transmissibilidade da Covid, é muito difícil cumprir rigorosamente os protocolos de vigilância universal, está a se tornando impossível”, explica Amparo Larrauri, chefe do Centro Nacional de Epidemiologia (CNE). Mas Larrauri afirma que, perante a realidade da variante Ômicron, as autoridades de saúde espanholas estão “trabalhando na transição de uma vigilância universal para uma sentinela da infeção respiratória aguda leve nos cuidados primários e grave nos hospitais. Mas não se pode mudar da noite para o dia”.

(FOTO: ISTOÉ / ESPANHA)





Podcasts

Ver + ENTREVISTA Karen Fincatto | Secretária Municipal da Saúde
ENTREVISTA Carlos José Picolotto | Setor de Projetos do Município de Sananduva
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 26 de Janeiro