A prefeitura de Bento Gonçalves emitiu, na manhã desta terça-feira (08.05), um alerta para evacuação das regiões de Faria Lemos e Tuiuty. Isso ocorre porque, segundo a administração municipal, algumas famílias retornaram para suas casas por conta própria e a recomendação é evitar a circulação nestes locais. Além disso, há previsão de chuva para a região. Não foi informado quantas pessoas teriam voltado para as residências, nem a população estimada das duas localidades.
Segundo a prefeitura, na terça (07.05) foi executada a análise dos deslizamentos pela equipe técnica de geólogos, que constaram rachaduras e possibilidades de novos deslizamentos em Faria Lemos e Tuiuty. Para abrigo, as famílias podem procurar o salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos.
De acordo com o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, uma força-tarefa também passará por esses dois locais para evacuação. E ele faz um apelo à comunidade:
— A ordem dada é de evacuação de Tuiuty e Faria Lemos. A previsão é de chuva e eu preciso, como prefeito, em acordo com todas as forças de segurança, fazer a evacuação de toda essa região.
Já foram resgatadas mais de mil pessoas em situação de risco em Bento Gonçalves nos últimos dias. Além disso, a cidade registrou sete mortes e ao menos 10 pessoas estão desaparecidas. Uma força-tarefa com bombeiros de Minas Gerais, da Bahia, do Rio de Janeiro, de Tocantins, do Distrito Federal e de Santa Catarina ajuda nas buscas.
(FOTO: ARQUIVO RÁDIO SANANDUVA)