Envie seu whats:
(54) 99673-0977


ESPORTES

Câmara aprova projeto que proíbe linguagem neutra em escolas de Porto AlegreCâmara aprova projeto que proíbe linguagem neutra em escolas de Porto Alegre

Compartilhe:
Publicado em 05/05/2022, Por Matinal News

A Câmara de Porto Alegre aprovou ontem, por 20 votos a 11, o projeto que proíbe a utilização de linguagem neutra nas escolas municipais. A proposta defende que a linguagem não binária “traz graves dificuldades ao processo de alfabetização, já que a noção de concordância fica prejudicada”, além de classificar sua utilização como “delírio ideológico”.

O texto é assinado pelos vereadores Jessé Sangalli (Cidadania), Fernanda Barth (PSC), Comandante Nádia (PP), Psicóloga Tanise Sabino (PTB) Alexandre Bobadra (PL), Ramiro Rosário (PSDB) e Hamilton Sossmeier (PTB). Para vigorar, o projeto precisará da sanção do prefeito Sebastião Melo (MDB), de quem os parlamentares integram a base.

Na tribuna, Nádia comparou a linguagem neutra à gíria: “É uma pseudoinclusão que estão tentando fazer, com substantivos inexistentes, com pronomes falsos, com regras estapafúrdias que não dizem respeito à língua portuguesa”. Vereadora da oposição, Bruna Rodrigues (PCdoB) lamentou o fato: “Algo que parece muito com uma cortina de fumaça para deslegitimar as reais lutas que o município precisa levantar em relação à educação, como as mais de 5 mil vagas de creche que faltam para atender nossas crianças”, comentou no Twitter.

Utilizada de maneira a tornar o idioma mais inclusivo a pessoas transexuais, travestis, não-binárias ou intersexuais, a linguagem neutra foi alvo de ataque recente do Governo Federal, que publicou portaria vetando sua utilização em projetos bancados pela Lei Rouanet em 2021. A Justiça derrubou a medida no fim de março.

(FOTO: PEXELS)

 







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Miguel Paese | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024