Envie seu whats:
(54) 99673-0977


ESPORTES

Revogação de Portaria que regula trabalho aos feriados traz preocupação para Federação Varejista do RSRevogação de Portaria que regula trabalho aos feriados traz preocupação para Federação Varejista do RS

Compartilhe:
Publicado em 16/11/2023, Por PlayPress - Federação Varejista do RS

A Federação Varejista do Rio Grande do Sul expressou profunda preocupação com a recente revogação, pelo Ministério do Trabalho, da portaria que permitia que trabalhadores de diversas atividades ligadas ao setor atuassem aos feriados sem a necessidade de previsão de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Com a mudança, publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (14/11), somente as feiras livres mantêm a prerrogativa de abrir em feriados sem negociação prévia.

Na análise da Federação Varejista do RS, a medida é preocupante, gerando não apenas prejuízos financeiros para o comércio, mas também uma considerável insegurança jurídica. A impossibilidade de operar nos feriados, segundo a entidade, impacta diretamente o potencial de vendas do setor prejudicando o faturamento e deixando de movimentar a economia local. Por outro lado, priva os consumidores de oportunidades de compra.

"A restrição à abertura nos feriados não apenas priva os consumidores de exercerem seu direito de escolha no momento de suas compras, mas também prejudica a geração de empregos e renda para a população”, afirmou o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner.

Além dos impactos econômicos, a revogação da portaria introduz uma insegurança jurídica significativa para os empresários do setor. Clarice Strassburger, diretora de RIG da Federação Varejista do RS, ressaltou que a falta de clareza sobre as regras vigentes pode resultar em interpretações divergentes e litígios desnecessários, prejudicando tanto os empregadores quanto os trabalhadores.

Marcos Carbone, vice-presidente da Federação Varejista do RS, diz que a flexibilidade de dias e horários de funcionamento é crucial para o comércio moderno.

“Essa abordagem não apenas atende às variadas necessidades dos consumidores, mas também impulsiona a competitividade e a adaptabilidade dos negócios de qualquer empresário que precisa se ajustar às demandas em constante mudança do mercado, promovendo uma experiência de compra mais conveniente e satisfatória”, completa Carbone.

Federação Varejista do RS em ação para reverter a decisão

Diante da gravidade do assunto, a Federação Varejista do RS está já em ação em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) que vai protocolar um Projeto de Decreto Legislativo para sustar a Portaria. O movimento está sendo feito junto a FCS – Frente Parlamentar do Comércio e Serviços. A entidade reitera a importância do diálogo entre os setores envolvidos, buscando soluções equilibradas que promovam o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e, ao mesmo tempo, garantam os direitos dos trabalhadores.

(FOTO: ARQUIVO RÁDIO SANANDUVA)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 03 de Maio de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 02 de Maio de 2024
ENTREVISTA Ademir Luiz Boni (Pipoca) | Vereador do Município de Sananduva