Envie seu whats:
(54) 99673-0977


MULTIMÍDIA Ver +

Para especialista, além de se reinventar, o rádio deslocou-se para dentro das mídias digitais sem perder sua originalidadePara especialista, além de se reinventar, o rádio deslocou-se para dentro das mídias digitais sem perder sua originalidade

Compartilhe:
Publicado em 09/06/2021, Por Loucos por Rádio

Com o avanço da tecnologia e proliferação das mídias digitais, a percepção inicial era de que as demais mídias perderiam espaço, inclusive o rádio. No entanto, esse veículo tradicional e imprescindível na vida das pessoas aprendeu a se adaptar a todas as circunstâncias, e se deslocou para dentro dessas mídias sem perder a sua originalidade.

O professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Ufrgs, que também é responsável pelo Núcleo de Estudos de Rádio da Ufrgs, Luiz Artur Ferraretto, deu entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 no Programa Rede Social. Segundo ele, um dos principais benefícios que a tecnologia trouxe para o rádio foi o rompimento de barreiras de alcance. “O rádio se reinventou sem perder sua essência. Através da internet, ampliou-se a possibilidade de receber as informações trazidas por ele em qualquer lugar do mundo. Além disso, o uso das redes sociais é bom, pois elas mantêm o contato direto com seus ouvintes, que interagem com os locutores”, ressaltou.

Contudo, para o especialista, a relação do rádio com a as redes sociais pode ser problemática, se as informações que chegam a todo momento por meio das diversas plataformas não forem utilizadas de maneira correta. “Nos últimos dez anos, muitos estão fazendo um mau uso das redes sociais. Estão confundindo a liberdade de dizer qualquer coisa, tendo a razão ou não tendo, com liberdade de expressão. Quem faz rádio, faz um trabalho sério e profissional. E nas redes sociais, além de informação profissional, existe também muito conteúdo amador, com intencionalidade muito ruim, que pode ser até feito por um robô. Então, é importante termos esse cuidado”, acrescentou.

(FOTO: LUIZ ARTUR FERRARETTO/ LOUCOS POR RÁDIO)




Podcasts

Ver + ENTREVISTA Maristela Spironello | Diretora Colégio Estadual Sananduva
ENTREVISTA Dr. Matheus Fabro | Ala Covid-19 - HBSJ
Programa Passa a Bola Programa dia 12 de Junho