Finalmente chegou o momento de atualizar seu iPhone para o iOS 18, cuja versão estável foi lançada na segunda-feira (16). Trata-se de uma das maiores e melhores atualizações de sistema que a Apple já fez, de acordo com o editor do TecMundo, Wellington Arruda.
Ele vem usando o iOS 18 desde a primeira versão beta para desenvolvedores, tendo acesso a diversas opções de personalização, melhorias nos apps e segurança reforçada. Os novos recursos baseados em inteligência artificial da big tech também fazem parte do pacote.
No total, há mais de 260 novidades no iOS 18, conforme o documento oficial da Apple, divididas entre a personalização do sistema, Siri, Apple Intelligence, segurança, etc. Mas como destaca Arruda, muitas delas se repetem e o número, na prática, é menor.
A seguir, o TecMundo apresenta as principais novidades do iOS 18 e conta porque vale a pena instalar a nova atualização do iPhone na visão do Wellington Arruda.
Personalização
Essa é, provavelmente, a maior reformulação de design e personalização que a Apple fez no iOS. Com o novo iOS 18, você conseguirá posicionar os ícones de aplicativos e widgets da tela inicial onde quiser. Assim, terá tanta liberdade quanto no Android para deixar o sistema com a cara desejada.
Também é possível escolher usar a versão escura, além de selecionar ícones maiores na tela inicial — essa opção remove o nome dos apps e pastas, deixando tudo mais minimalista. Mas, se preferir, poderá escolher a cor predominante tanto dos apps quanto dos widgets.
Já na tela de bloqueio, agora é possível substituir os atalhos de lanterna e câmera, uma mudança menor mas que os usuários já pediam há tempos. A Apple também fez uma reformulação grande na Central de Controle, permitindo definir até 15 páginas, deixando uma mais geral, outra focada em mídia e assim por diante.
Segurança
Em segurança, talvez a principal novidade do iOS 18 seja a possibilidade de bloquear os aplicativos com autenticação, escolhendo entre Face ID e Touch ID, ou escondê-los na galeria de apps. Essa mudança evita que o usuário faça “gambiarras” para garantir mais privacidade.
Basta pressionar um ícone e selecionar “Exigir Face ID” ou “Exigir Touch ID”. Já no pop-up seguinte, você escolhe entre usar a autenticação para bloquear o app ou adicionar uma camada extra para escondê-lo. Dessa forma, o app não aparece na busca do sistema, na Siri, no compartilhamento nem em ou outras áreas.
A empresa também adicionou a opção de escolher quais contatos você vai compartilhar com algum aplicativo. É possível editar essa lista sempre que quiser.
App Fotos
O app de Fotos nativo também ficou diferente com a atualização. Agora, ele traz um visual com a grade de imagens na parte de cima, mas dividido em três grandes pilares: imagens por ano, meses ou "tudo".
Há filtros mais simplificados, sugestões de papéis de parede e uma área direcionada às Memórias. Esse recurso permite usar a IA da Apple para descrever uma memória, reunindo todas as imagens que podem fazer parte de uma viagem, por exemplo.
O aplicativo ganhou outra novidade baseada em inteligência artificial. Agora, você poderá apagar objetos de um cenário com facilidade, selecionando a ferramenta na área de edição e, depois, tocando ou selecionando o objeto que quer remover.
A Apple também alterou a forma de controlar a velocidade de reprodução, incluindo o layout na hora de reproduzir o vídeo. E o usuário ainda pode escolher editar uma foto ou vídeo usando o modo claro ou escuro do sistema.
Outra novidade interessante é a busca avançada dentro do app Fotos. Com ela, é possível usar uma linguagem mais natural para encontrar uma imagem ou vídeo. Indo além, a ferramenta permite fazer buscas por momentos específicos dentro dos vídeos, como "mostre vídeos meus caindo de skate".
Câmera
O app Câmera do iPhone ganhou melhorias, como a possibilidade de pausar gravações e retomar em um único arquivo, algo que faltava no iOS. Além disso, se você estiver ouvindo músicas com um fone Bluetooth e quiser fazer uma gravação, a reprodução não será mais interrompida, o que é bom para se filmar andando de skate, na academia e afins.
Agora, também é possível escolher a opção de timer com cinco segundos, lembrando que anteriormente só estavam disponíveis as alternativas de três e 10 segundos.
Nova Siri
A assistente virtual Siri ficou turbinada com o iOS 18 e traz melhorias com base no Apple Intelligence, além de uma nova animação. Ela agora entende melhor o contexto de e-mails, mensagens, fotos, eventos do calendário e arquivos para retornar respostas mais completas.
As vozes também estão mais naturais e a Siri poderá "enxergar" a sua tela. Você pode perguntar por coisas que já está vendo, como uma capa de álbum ou algum lugar que potencialmente deseja visitar.
Essa nova versão da assistente virtual da Apple chega em um bom momento. Há tempos a Siri não ganhava destaque dentro dos sistemas da empresa e, ao menos nos últimos anos, parecia representar algo mínimo dentro dos updates.
Com a atualização, a assistente realizará ações dentro dos apps. Quando você editar uma imagem, por exemplo, poderá pedir: "Siri, deixe essa foto com um tom mais quente", e então os ajustes serão feitos. Ela também poderá adicionar fotos visualizadas ao app Notas, tendo mais interação com os apps do sistema.
Entre outras melhorias, o usuário poderá digitar mais facilmente para a Siri e ter uma conversa mais natural. Por exemplo, você pode iniciar uma conversa perguntando como está o clima em São Paulo, mas mudar completamente o contexto no meio do bate-papo.
São mudanças relevantes, mas que ainda não estão disponíveis por completo nessa primeira versão do iOS 18. No futuro, a Siri (e o iOS 18, em si) terá compatibilidade com o ChatGPT, fornecendo respostas mais avançadas e permitindo fazer perguntas dentro de fotos e documentos.
Inteligência artificial / Apple Intelligence
Uma das principais novidades do iOS 18 é o Apple Intelligence. No entanto, o sistema de inteligência artificial ainda não está disponível nessa primeira versão do sistema, sendo prevista a sua disponibilização na atualização iOS 18.1 que está em fase beta.
Tem muita coisa legal que a Apple vem explorando nessas versões beta do iOS 18.1. As ferramentas de escrita, por exemplo, incluem opções para reescrever o texto com diferentes estilos, como um tom mais profissional, conciso ou amigável.
Há também uma ferramenta para corrigir erros gramaticais e melhorar o texto, além de ser possível resumir um documento maior ou usar o ChatGPT para gerar um texto do zero com base em algumas informações.
Existe, ainda, o Image Playground, capaz de criar novas imagens com prompts de texto, misturar imagens e mais. É possível até mesmo criar imagens com fotos de pessoas que você conhece.
O Apple Intelligence também se estende a um novo modo de foco sem interrupções, que usa a IA para entender o melhor momento de enviar as notificações importantes, e chega ao Genmoji para criar novos stickers com base em textos simples.
Já o app Mail ganha resumos, prévias de e-mails, priorização de conteúdos e mais, como o "Smart Reply", igualmente disponível no app Mensagens, gerando respostas a partir dos conteúdos recebidos.
Acessibilidade
A Apple adicionou outros quatro novos recursos focados em acessibilidade. Um deles é o Eye Tracking, para navegar no iPhone usando apenas os olhos, mas também há atalhos mais práticos por voz (Vocal Shortcuts) para ações como criar um timer ou uma captura de tela.
Outras novidades são a redução de enjoos ao usar o celular dentro de um carro e a utilização de todos os motores de vibração do iPhone para fazer o telefone entrar no ritmo de uma canção. Esta última ferramenta entra em ação ao ouvir uma música.
Assim, pessoas com alguma dificuldade de audição podem sentir a experiência enquanto o som é reproduzido. Ele é compatível com o Apple Music e pode ser ativado ou desativado rapidamente, mas não se descarta a compatibilidade com outros apps, como o Spotify, futuramente.
Outros recursos
O iOS 18 também traz alguns outros recursos menores, mas que merecem atenção. Entre eles, vale destacar:
Além de todos esses recursos, a Apple fez uma reformulação na forma de controlar a lanterna do celular. É possível definir tanto a intensidade do flash quanto a sua largura, usando gestos simples.
Vale a pena atualizar para o iOS 18?
O iOS 18 é, sem dúvida nenhuma, uma das atualizações mais importantes que a Apple fez até agora. Além de trazer mais opções de personalização para o usuário, a empresa também adicionou recursos que já existem no Android há anos, mas que são importantes para a experiência geral de uso.
Sabemos que muita gente tem receio de instalar a versão nova de um sistema operacional logo de cara. Mas, no iOS 18, o Wellington só teve problema de drenagem de bateria com a primeira versão beta para desenvolvedores. Da segunda em diante, tudo funcionou normalmente no iPhone 15 Pro Max usado nos testes.
Muita gente pode até encontrar nessa atualização alguns recursos que, de fato, são menores. Mas eles são importantes para tornar o uso do iPhone mais completo. E, é claro, há toda aquela questão de segurança que envolve as atualizações. É sempre bom manter o sistema atualizado com as correções.
De qualquer forma, caso você ainda tenha algum receio, faz parte do jogo esperar um pouco mais. Até porque, de qualquer forma, vamos precisar aguardar para ver o Apple Intelligence funcionando por completo nos iPhones.
E você, o que achou do novo iOS 18? Já vai atualizar seu iPhone agora ou prefere esperar mais um pouquinho? Conta para a gente nas redes sociais do TecMundo, não se esquecendo de comentar qual recurso achou mais legal nesta atualização.
(FOTO: ARQUIVO RÁDIO SANANDUVA)