Envie seu whats:
(54) 99673-0977

NOTÍCIAS

Deputados tornam laço esportivo patrimônio do RSDeputados tornam laço esportivo patrimônio do RS

Publicado em 20/12/2018, Por G1/RS

A Federação Gaúcha de Laço obteve uma vitória na Assembleia gaúcha. Foi aprovado o projeto de lei que torna o laço esportivo Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul. A proposição é do deputado estadual Juvir Costella (MDB).

“Como membro da Bancada do Laço no Parlamento gaúcho, defendo a manutenção dos rodeios, além da regulamentação da modalidade como atividade esportiva e cultural, pois são forças que valorizam a cultura e o tradicionalismo do nosso Rio Grande”, afirma Costella.

A proposta é disciplinar e regulamentar as competições do gênero. Conforme o projeto, que para se tornar lei precisa ser sancionada pelo governador, a "regulamentação do laço como atividade esportiva e cultural e a definição desta modalidade como patrimônio imaterial do RS são formas de reconhecer oficialmente esta atividade, bem como um fomento para o seu desenvolvimento também como esporte, facilitando seu acesso a recursos oficiais".

O projeto foi aprovado com 35 votos favoráveis e seis contrários. Os deputados que foram contra são: Adão Villaverde (PT), Miriam Marroni (PT), Stela Farias (PT), Manuela D’ávila (PCdoB), Pedro Ruas (PSol) e Regina Becker Fortunati (PTB). O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) rejeita o laço como "esporte", entendendo que atividade é exclusviamente cultural. Assim, CTGs perdem a oportunidade de ter acesso a recursos destinados pela Lei do Incentivo ao Esporte, que tem beneficiado a Federação.




Compartilhar: FACEBOOK

Podcasts

ENTREVISTA Grupo de Mães de Sananduva
RETROSPECTIVA 2018 Instituto AEIOU
RETROSPECTIVA 2018 Deputado Paparico Bachi e Juíza Daniela Zorzi