Envie seu whats:
(54) 99673-0977

NOTÍCIAS

Equipe de saúde bucal de Sananduva realiza estudo para avaliação bucal em estudantesEquipe de saúde bucal de Sananduva realiza estudo para avaliação bucal em estudantes

Publicado em 16/11/2018, Por Ascom Prefeitura de Sananduva

Entre os dias 5 a 9 de novembro foi realizada no Município de Sananduva a Semana da Saúde referente ao Programa Saúde na Escola. Foram abordados diferentes assuntos com os alunos da rede municipal e estadual de ensino. Entre os temas abordados, uma importante avaliação de saúde bucal foi desenvolvida nas escolas, com o objetivo de obter um panorama da doença cárie nos escolares e programar atividades para controle e prevenção.

A atividade foi composta por levantamento epidemiológico para avaliação da doença cárie nas crianças do Município, tendo como base o índice CPOD, que avalia a proporção de dentes cariados, perdidos (por cárie) e obturados (em alguma fase já apresentaram doença cárie ativa que necessitou de intervenção). A ação de saúde bucal foram realizadas nas Escolas Santa Teresinha, Amélia Lenzi Raymundi e Colégio Estadual pelos dentistas Ivan Favretto, Natalia Navarini, Silvia Balzan e Suelen Cardoso, acompanhados das técnicas de saúde bucal Doriane Savi e Noeli Sasso.

Para realização das atividades foram incluídas crianças matriculadas de pré a 5º ano do ensino fundamental nas respectivas escolas. Previamente as crianças receberam um bilhete de autorização que deveria ser preenchido e assinado pelos pais e retornado aos dentistas. No total, foram avaliadas 337 crianças, sendo 214 na Escola Santa Teresinha, 77 no Colégio Sananduva e 46 na Escola Amélia Lenzi Raymundi. Estima-se, pela faixa etária, um total de aproximadamente 6800 dentes avaliados.

De acordo com os profissionais, 358 dentes encontram-se cariados, 19 dentes foram perdidos pela doença cárie e 298 dentes apresentam algum tipo de restauração, ou seja, já apresentaram a doença cárie. De acordo com os profissionais envolvidos na avaliação, apesar dos números de dentes com cárie ativa não serem altos, considerando o número estimado de dentes avaliados, notou-se na avaliação clínica que muitas crianças apresentam saúde bucal ótima, enquanto uma pequena parcela apresenta precariedade. Em algumas crianças, isoladamente, foram observados 7, 9, até 13 dentes cariados. Apesar da maioria das crianças apresentarem saúde bucal boa, uma pequena parcela reflete não ter a mesma condição, provavelmente por falta de acesso, educação e supervisão dos pais.

Por meio destes resultados, a equipe de saúde bucal propôs para o próximo semestre a realização de práticas coletivas de escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor. A doença identificada neste estudo deve ser controlada através da intervenção em consultório odontológico, sendo que o Município dispõe deste atendimento em todas as Unidades de Saúde. No entanto, para as lesões em estágios iniciais, que ainda não formaram cavidade, as atividades coletivas podem contribuir para o controle. Além disso, mesmo que a criança não apresente doença no momento da ação coletiva, ela também será beneficiada através de ações de prevenção.




Compartilhar: FACEBOOK

Podcasts

Ver + ENTREVISTA Promoção "Um dia de Margarida"
ENTREVISTA Corsan - Dia Internacional da Água
ENTREVISTA Rodrigo Stafford Gonçalves - Revisão Biométrica