Envie seu whats:
(54) 99673-0977

NOTÍCIAS

Ibiaçá recebe da UPF, projeto arquitetônico da praça Padre Narciso ZanattaIbiaçá recebe da UPF, projeto arquitetônico da praça Padre Narciso Zanatta

Publicado em 06/11/2018, Por Assessoria de Imprensa UPF

A segunda-feira, 05 de novembro, entra para história de Ibiaçá, pois nesta data, a Universidade de Passo Fundo (UPF) fez a entrega, da proposta arquitetônica e urbanística de revitalização da praça Padre Narciso Zanatta.

O projeto trará uma nova identidade para o município que é berço religioso, de fé e trabalho. A comitiva ibiaçaense contou com o prefeito Claudiomiomiro Fracasso, vice-prefeito Angelo Golin, presidente da Câmara de Vereadores Ari Roman, vereador Glodovir Piana, secretário da Administração Ezequil Rossi, arquiteto Tiago Marchiori, do engenheiro André Teston, padre Edson Priamo e da repórter Alessandra Carra, da Rádio Cristalina FM, recebidos pela reitora da UPF, professora Dra. Bernardete Maria Dalmolin.

A elaboração da proposta foi realizada pelo Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Naduc/Fear) da UPF, entre os meses de maio e outubro de 2018, a partir de uma proposta multidisciplinar que contou com o envolvimento de professores, arquitetos e urbanistas responsáveis técnicos do Naduc, além de três estagiários, dois deles com bolsa concedida pela Prefeitura de Ibiaçá. A equipe também teve o auxílio dos moradores do município, que responderam a questionários sobre a sua relação com a praça atualmente e sobre a expectativa deles em relação à nova praça.

A praça tem 11650m², com o objetivo de ser acesso universal, ambientalmente sustentável e socialmente incluso. Para isso, contemplará, entre outras coisas, passarelas, playground, anfiteatro, espaços multiuso, stands para feiras ecológicas e espaço pet.

Para a reitora da UPF, a entrega da proposta reafirma a verdadeira identidade da Universidade. “É um projeto que faz com que os acadêmicos se voltem, trabalhem, investiguem, tentem buscar o sentido daquele lugar, e, com isso, eles vão dando a sua linha técnica para atender a essas necessidades”, disse a professora Bernadete, ressaltando também a importância da requalificação dos espaços públicos nos municípios. “Muitas vezes, o poder público não dá importância a eles, mas eles podem e devem ter múltiplos usos. O uso desse espaço a partir dessa revitalização vai ser imensamente maior. O que vocês estão fazendo é um grande investimento, por isso, nós também os parabenizamos por essa atitude. Com certeza, é um projeto para muitos anos”, completou.

O prefeito de Ibiaçá disse que hoje é um dia histórico para o município. “não só revitalizar, mas também humanizar a praça de Ibiaçá. E hoje, nós estamos felizes de poder fazer essa caminhada junto com a UPF, de receber das mãos de vocês a proposta e depois poder apresentar para a comunidade de Ibiaçá. É algo que vai ficar na história do município e é isso que importa”, disse Claudiomiro.

 

Marco regional                            

A visita também foi acompanhada pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, professor Me. Carlos Leonardo Sgari Szilagyi; pelo coordenador do Naduc, professor Me. Luiz Roberto Medeiros Gosch; e pelos arquitetos responsáveis técnicos do Núcleo, Luiz Eduardo Lupatini e Radamés Pelicioli.

O coordenador da Arquitetura e Urbanismo agradeceu tanto ao município de Ibiaçá quanto à Universidade por terem confiado no curso para a realização dessa proposta. “Essa confiança mútua foi o que permitiu que esse projeto se realizasse. Graças a isso nós estamos aqui olhando para o resultado desse trabalho. Eu fico muito orgulhoso da equipe que trabalhou – e trabalhou muito bem – e acho que o curso fica cada vez mais qualificado a cada trabalho que realiza”, pontuou Szilagyi.

Já Gosh lembrou que desenvolver a proposta foi um grande desafio para todos. “Foram muitas reuniões, acertos, mas acho que o resultado foi muito bom. Tenho certeza de que essa praça vai ser um marco regional quando estiver concluída e é um orgulho para nós ter contribuído com a comunidade regional. A gente espera que o município também tenha orgulho dessa praça e que a gente possa visitar ela quando estiver pronta”, concluiu.

 

Foto: Assessoria de Imprensa UPF       




Compartilhar: FACEBOOK

Podcasts

ENTREVISTA Dr. José David Kartabil - Médico Urologista
ENTREVISTA Rotaract Club Sananduva
ENTREVISTA Cartório Eleitoral Sananduva