Envie seu whats:
(54) 99673-0977

NOTÍCIAS

Sananduva renova convênio do sistema de videomonitoramentoSananduva renova convênio do sistema de videomonitoramento

Publicado em 31/10/2018, Por Ascom Prefeitura de Sananduva

Há pouco mais de um ano em operação, a iniciativa do Governo do Município de Sananduva em viabilizar a instalação do sistema de videomonitoramento urbano tem resultado em mais segurança à comunidade. Por isso, na tarde desta quarta-feira (31), entidades estiveram reunidas para a renovação do convênio que garante a continuidade do serviço de segurança.

Com recursos próprios, o Município investiu no videomonitoramento das ruas e avenidas da cidade cerca de R$ 80 mil somente no primeiro ano, cujo valor foi utilizado no aporte do sistema e aquisição de equipamentos de informática, mão de obra, material elétrico, entre outros. Com a renovação do convênio com o Consepro - Conselho Pró-Segurança Pública, são mais R$ 43.400 mil, recursos que serão utilizados para a ampliação e melhoria do sistema, inclusive para a disponibilização do sistema, além da Brigada Militar, também para a Polícia Civil.

O ato da assinatura também foi marcado pelo reconhecimento. O prefeito municipal Leomar José Foscarini fez um agradecimento especial aos moradores, em nome da administração pública municipal, pela disponibilização do espaço para instalação das câmeras. “Queremos expressar nossos mais sinceros e profundos agradecimentos pela participação na manutenção do sistema de videomonitoramento”, disse o prefeito.

Em contrapartida, os moradores fizeram questão de se manifestar elogiando os resultados, que segundo eles, vão muito além das resoluções. Clademir Rodio, Edicléia Picolotto, Edison Roberto Brambatti, Gustavo Toniazzo, Marcelo Camozzato e Sidnei Antônio Belin parabenizaram o Executivo e destacaram a satisfação em contribuir para a comunidade.

 

Funcionamento

O sistema de monitoramento por vídeo contempla até 36 câmeras. Inicialmente são 12 câmeras de segurança instaladas em pontos com maior vulnerabilidade, localizados no centro e bairros da cidade. Porém, como o sistema é modular, a capacidade pode ser aumentada conforme a demanda. De acordo com o secretário do Planejamento, Rodrigo Getelina, os investimentos são realizados com esse objetivo específico. “O investimento será destinado ao melhoramento do sistema para que adiante possamos aumentar o número de câmeras e assim também aumentar a área monitorada”, declarou.

O sistema possui alta definição de imagens e zoom de 20 vezes que proporciona um monitoramento seguro e estável. Todas as imagens em tempo real são transmitidas atualmente para uma central de vigilância 24h, que agora será ampliada para a Delegacia de Polícia.

 

Resultados

O delegado de Polícia Civil, Hugo Rigo Junior, falou da importância do sistema e do tempo de armazenamento das imagens. “Entendemos que o sistema está em desenvolvimento, mas estamos satisfeitos com o que foi concebido até aqui”, apontou o delegado. De acordo com as informações do capitão Vicente Rodrigo Tesche, da Brigada Militar de Sananduva, as seguintes ocorrências foram atendidas somente no primeiro ano de utilização do sistema de videomonitoramento:

- Furto de veículo ocorrendo a prisão em flagrante do autor;

- Vários acidentes de trânsito com danos ao patrimônio público e particular onde foi possível identificar autores tornando possível o ressarcimento civil e responsabilização criminal;

- Identificação de autores de crime de estelionato (Conto do Bilhete Premiado) em duas ocasiões;

- Constatação e tomada de providencias em relação à infração de trânsito;

- Várias abordagens em indivíduos e veículos suspeitos provenientes da observação de operadores do sistema contribuindo desta forma para prevenção de possíveis ações delituosas no Município;

- Fuga de local de acidente;

- Danos ao patrimônio público.

Estiveram presentes na assinatura, o delegado de Polícia Civil, Hugo Rigo Junior, presidente do Consepro Primo Brunetto, vice-prefeito Loevir Benedetti, secretário do Planejamento Rodrigo Getelina, representante da Creral Edilson Guzzo, responsável pela instalação do sistema, Julio Pez, e os moradores que contribuem para o funcionamento do sistema.

 

 




Compartilhar: FACEBOOK

Podcasts

ENTREVISTA Dr. José David Kartabil - Médico Urologista
ENTREVISTA Rotaract Club Sananduva
ENTREVISTA Cartório Eleitoral Sananduva