Envie seu whats:
(54) 99673-0977

VARIEDADES

Transtorno do Espectro Autista ganha frente parlamentar no RSTranstorno do Espectro Autista ganha frente parlamentar no RS

Publicado em 11/03/2019, Por Gabinete Do Deputado Estadual Luiz Henrique Viana

Autor da lei que determina que pessoas com autismo e acompanhantes recebam atendimento preferencial em Pelotas, o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) criou na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O objetivo da Frente é disseminar no Rio Grande do Sul uma cultura inclusiva em relação ao autismo. “Queremos conscientizar, levar informação e incentivar a criação de políticas públicas para que os gaúchos entendam mais sobre o autismo e que as pessoas com o transtorno possam ter uma melhor qualidade de vida na sociedade”, destacou Viana.

Os autistas apresentam características diferenciadas em áreas do desenvolvimento (comunicação, interação e comportamento), que podem variar de intensidade. Na fila de um banco, por exemplo, a espera pode ser penosa. Por isso, eles ficam agitados e podem gritar, chorar, etc.

Pelotas possui um exemplo de política pública de sucesso na área: o Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, referência no país em assistência a pessoas com o transtorno. A instituição foi inaugurada em 2014, durante o governo do então prefeito Eduardo Leite (PSDB), atual governador do Estado.

Em 2018, ganhou uma nova sede em razão da grande demanda, inclusive de moradores de cidades de Pelotas. Hoje, são atendidas cerca de 400 crianças, jovens e adultos. Na fila de espera, já são mais de 300 pessoas. E o modelo despertou a atenção de outros municípios. Representantes de cerca de 50 prefeituras já passaram pelos corredores da instituição com interesse em também implementar um atendimento especializado na área.

A diretora do Centro de Atendimento ao Autista, Débora Jacks, aplaudiu a iniciativa do deputado: “Aprovamos muito a criação da Frente Parlamentar. Todo o Estado irá se beneficiar, uma vez que a Assembleia será mais um canal para informar sobre o que é o autismo e como ele se apresenta”, destacou.

 




Compartilhar: FACEBOOK

Podcasts

Ver + ENTREVISTA Promoção "Um dia de Margarida"
ENTREVISTA Corsan - Dia Internacional da Água
ENTREVISTA Rodrigo Stafford Gonçalves - Revisão Biométrica